Skip links

Notebooks ou Desktops: Qual é a Melhor Opção Para o Mapeamento Aéreo Com Drones?

A primeira dúvida que surge na hora de investir em um computador para processar imagens digitais, está relacionada a qual formato de equipamento investir.

O mercado de tecnologia computacional tem ofertado muitas opções de notebooks e desktops, que variam sensivelmente em termos de preço e desempenho operacional.

Agora, para ajudá-lo a escolher o melhor equipamento, falaremos brevemente sobre as principais vantagens e desvantagens ao se utilizar notebooks ou desktops em Mapeamentos Aéreos Com Drones voltados para a Fotogrametria Digital.

Notebooks X Desktops: Drones e Fotogrametria Digital

Dependendo do seu objetivo profissional, comprar um notebook pode ser a melhor opção. Ainda que o custo desses equipamentos seja um pouco mais elevado do que desktops, não há comparações em termos de mobilidade e eficiência de trabalho em campo.

Se você trabalha em diferentes localidades e precisa processar dados durante viagens, não fique na dúvida, você irá precisar de um notebook. Entretanto, apesar da mobilidade, notebooks possuem muitas desvantagens em comparação a desktops.

Uma das grandes desvantagens de investir em notebooks, está ligada ao fato de que esses equipamentos já possuem configuração pré-definida pela fábrica. Ou seja, na hora de investir em um notebook, você não escolhe as peças individualmente e sim, um conjunto de peças pré-definido que irão compor o seu equipamento.

Isto pode acabar gerando insatisfação para quem trabalha ou pretende trabalhar com softwares de Fotogrametria Digital. Esses profissionais precisam de uma máquina potente que combine Processador, Armazenamento, Memória RAM e Placa de Vídeo e muitas vezes, notebooks podem deixar a desejar em algum desses requisitos.

Caso você pretenda comprar um notebook, tenha em mente que as peças mais modernas do mercado de tecnologia computacional serão sempre lançadas primeiro para sistemas de desktop. Além disso, trocar peças de um notebook pode ser um negócio arriscado em termos de compatibilidade.

Por serem estações de trabalho móveis, notebooks são altamente dependentes de sistemas de bateria. Se você pretende investir em um notebook, deve estar atento que a vida útil da bateria desses sistemas é relativamente baixa, podendo perder eficiência ao longo do tempo e até mesmo inviabilizar o uso desses equipamentos sem conexão à energia.

Se você não tem a necessidade de processar dados durante viagens ou em campo, desktops continuam sendo a melhor opção para quem pretende trabalhar com fotogrametria digital e mapeamento aéreo com drones.

Além de serem equipamentos consideravelmente mais baratos que notebooks, desktops possuem a grande vantagem de poderem ser moldados conforme a necessidade operacional e disponibilidade financeira do usuário.

Quando se pensa nas possibilidades de montagem de um desktop ao longo do tempo, não restam dúvidas de como esses equipamentos são superiores a notebooks.

Ao investir em um desktop, você pode começar por uma máquina básica e conforme a sua disponibilidade financeira, investir em peças específicas que irão conferir um melhor desempenho durante o processamento de dados.

A grande maioria dos profissionais de fotogrametria digital preferem trabalhar em desktops, ainda que consumam mais energia, sejam imóveis e ocupem mais espaço do que notebooks, o desempenho operacional desses equipamentos é quase sempre superior.

Outra grande diferença entre notebooks e desktops está ligada aos sistemas de refrigeração desses equipamentos. Notebooks, quando utilizam cem por cento de sua capacidade, costumam estar sujeitos ao superaquecimento. Isto, além de gerar uma queda substancial em desempenho, pode acabar diminuindo sensivelmente a vida útil das peças que compõem um notebook.

Por possuírem mais espaço para circulação de ar, desktops conferem uma maior estabilidade em termos de controle de temperatura e consequentemente, apresentam um melhor desempenho operacional.

Desktops ainda possuem a opção de utilizar um ou mais coolers, incluindo watercoolers, que constituem sistemas de ventilação muito superiores aos coolers tradicionais, utilizados na grande maioria dos notebooks.

Desktops são equipamentos que possuem assistência técnica muito mais acessível do que notebooks. Trocar peças ou dar a devida manutenção a um desktop é um processo muito mais simples do que em notebooks. Muitas vezes, com auxílio de tutoriais, você mesmo consegue instalar peças e resolver problemas ligados aos sistemas de hardware desses equipamentos com facilidade e segurança.

O profissional que pretende investir em um desktop para trabalhar com softwares de fotogrametria digital, deve estar atento que irá precisar comprar um monitor e todos os demais equipamentos necessários para operar um desktop. Notebooks, por sua vez, não apresentam essa necessidade, podendo ser operados de qualquer lugar sem a necessidade de equipamento adicional.

Por um lado, isso pode ser vantajoso, uma vez que monitores e outros equipamentos acabam por encarecer sensivelmente o preço de aquisição de um desktop. Por outro lado, operar softwares como o Agisoft Metashape sem equipamentos básicos como mouses, teclados e monitores, pode dificultar sensivelmente e até mesmo inviabilizar o processamento de um grande número de dados.  

Além de possuírem um valor de mercado mais baixo e uma maior disponibilidade de tecnologia associada a esses sistemas, desktops, serão quase sempre superiores em desempenho se comparados a notebooks.

Mesmo para quem necessita de mobilidade para processar dados, pode ser uma opção satisfatória utilizar notebooks para procedimentos simples de campo e desktops para procedimentos que exijam um sistema mais robusto em termos de desempenho operacional. Entretanto, para isso, você precisará investir um valor bem maior do que trabalhando com apenas um formato de equipamento.

Se você deseja saber um pouco mais sobre esse assunto, a GeoSense criou um post exclusivamente dedicado a lhe ajudar com Dicas Para Comprar Um PC Para o Mapeamento Aéreo Com Drones.

Conheça a GeoSense

Se você deseja saber um pouco mais sobre esse assunto, a GeoSense criou um post exclusivamente dedicado a lhe ajudar com Dicas Para Comprar Um PC Para o Mapeamento Aéreo Com Dr

Se você deseja trabalhar profissionalmente com drones, não pode deixar de conhecer os cursos da GeoSense dedicados ao estudo de Drones e Fotogrametria Digital.

Abaixo, você irá encontrar os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Mapeamento Aéreo Com Drones.

Para profissionais iniciantes, recomendados o curso de Configuração, Legislação e Pilotagem de Drones, no qual você irá aprender tudo o que precisa saber para operar drones de forma otimizada, segura e de acordo com a legislação nacional.

Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.

Leave a comment

Ampliar
Arrastar