Conheça os 7 Melhores Softwares de Mapeamento Aéreo Com Drones em 2024
Que tal ficar por dentro dos melhores softwares de fotogrametria digital utilizados em Mapeamentos Aéreos Com Drones? Neste blog post, a Geosense irá ajudá-lo a escolher o melhor software de mapeamento aéreo com drones em 2024.
Os softwares utilizados para processar dados oriundos de levantamentos fotogramétricos podem variar bastante em termos de custo, complexidade, objetivos e experiência do usuário.
Seja você um iniciante ou um profissional experiente, com toda certeza você possui metas específicas em termos do resultado que deseja obter em um levantamento aéreo com drones. Caso você esteja começando, pode estar sendo difícil para você decidir qual software utilizar durante a aquisição e processamento de dados.
E enquanto você deve estar se perguntando qual software utilizar, o mercado de drones continua a se desenvolver em um ritmo acelerado e acompanhar todas as novidades e tendências do mercado pode ser uma tarefa complicada. Mas fique tranquilo! Abaixo, listamos Os 7 Melhores Softwares de Mapeamento Aéreo com Drones em 2024 para ajudá-lo a escolher o melhor software para processar dados e sair na frente da concorrência.
Os 7 Melhores Softwares de Mapeamento Aéreo Com Drones em 2023
1 – Agisoft Metashape
O primeiro software de nossa lista 7 Melhores Softwares de Mapeamento Aéreo com Drones em 2024 é o Agisoft Metashape. A Agisoft é uma empresa de software, fundada em 2006, especializada em desenvolvimento de algoritmos voltados para levantamentos fotogramétricos.
O Agisoft Metashape é um software de fotogrametria digital largamente empregado por profissionais da área e que pode ser uma ótima escolha para quem está começando e busca um software com interface amigável, de fácil aprendizagem e relativo baixo custo de aquisição.
A grande vantagem do Agisoft Metashape em relação a outros softwares de fotogrametria presentes no mercado é que, depois de comprar a sua assinatura, você a tem para sempre. Isso mesmo! A licença do Agisoft Metashape é vitalícia. Além disso, os preços de aquisição são relativamente baixos, sendo um software ideal para profissionais iniciantes e autônomos.
A Standard Edition tem um custo de aquisição relativamente baixo e fornece muitos recursos essenciais ao processamento de dados de fotogrametria. Porém, se o seu objetivo é criar Modelos de Elevação Georrefenciados e Ortomosaicos, você precisa comprar a versão Professional e investir um valor um pouco mais alto. Com esta versão, você também pode trabalhar com imagens NIR, RGB, Infravermelhas e Multiespectrais.
Com uma interface intuitiva e de fácil aprendizagem, o Metashape é uma excelente escolha para quem está começando. A Agisoft ainda oferece uma versão de teste gratuita por 30 dias com algumas funções limitadas. De qualquer maneira, se você pretende comprar este software, vale a pena fazer o teste primeiro.
A grande desvantagem do Agisoft Metashape é que, dependendo de seu objetivo, as funções da Standard Edition podem não ser suficientes e talvez adquirir a licença Professional pode estar bem aquém do seu orçamento.
Porém, adquirindo a versão Professional, você garante um bom posicionamento no mercado de trabalho, além de possuir uma licença vitalícia, o que pode gerar uma grande economia ao longo do tempo.
No vídeo abaixo, você pode conferir a interface e algumas das funcionalidades e aplicações do Agisoft Metashape.
2 – Pix4D
O segundo dos 7 Softwares de Mapeamento Aéreo com Drones em 2024 é o indispensável Pix4D. Este é um consagrado software de fotogrametria, presente no mercado desde 2011.
O Pix4D foi projetado após mais de uma década de pesquisa e é um dos primeiros softwares criados para processar dados oriundos de levantamentos fotogramétricos. Ele permite que você utilize imagens de levantamentos realizados com drones, aviões ou qualquer outra câmera e pode ser utilizado para uma diversidade de funções e aplicabilidades.
Assim como o Metashape Agisoft, esse software possui funcionalidade para imagens RGB, Infravermelhas e Multiespectrais. Um ponto forte do Pix4D é que ele permite ao usuário realizar de maneira automatizada a transferência de dados de um voo, além de fornecer resultados com um alto nível de detalhamento e que podem ser manipulados para atingir os mais variados objetivos.
No Pix4D, com o processamento simples e automatizado de nuvens de pontos, é relativamente fácil medir a superfície, a distância, o volume e a elevação de uma área.
Para quem está começando, o Pix4D oferece uma versão gratuita de teste de 15 dias. Uma alternativa interessante ofertada por esse software é a funcionalidade Pay As You Go, que permite ao usuário comprar recursos específicos conforme a sua necessidade. Porém, para ter acesso profissional a este software, o usuário deve estar disposto a realizar um investimento para assinar a sua licença.
Uma das grandes vantagens em assinar a licença do Pix4D, é que ele possui uma comunidade de usuários ativas e uma assistência técnica inigualável, que inclui, suporte por e-mail, telefone e por compartilhamento de tela.
O Pix4D pode ser uma excelente escolha para processar dados de levantamentos aéreos com drones e por ser um software amplamente utilizado no mercado, é possível acessar diversos tutoriais disponíveis online e gratuitamente para qualquer pessoa.
O grande destaque do Pix4D está relacionado às ferramentas específicas de mapeamento ofertadas por este software. Ele possui uma série de pacotes que apresentam soluções automatizadas para quem trabalha com Engenharia Civil, Agricultura, Mineração, Segurança Pública, Educação, Construção, entre outros.
Cada pacote foi criado para responder aos desafios particulares de cada setor. Por exemplo, o pacote de Mineração pode ajudar profissionais a identificar problemas como a estabilidade de taludes e outros riscos geográficos enquanto executa cálculos automatizados de estoque.
Se você está procurando um software para processar dados referentes ao levantamento aéreo de uma construção, utilizando o Pix4D, encontrará opções para cálculos de corte e aterro, comparações de escavação e pesquisas topográficas.
Mas nem tudo são flores, devido à riqueza de recursos, o Pix4D pode ser um pouco exaustivo para quem ainda não está habituado a trabalhar com softwares de fotogrametria digital.
Apesar do excelente suporte e de possuir uma comunidade extensa e ativa, ainda assim, pode ser difícil saber por onde começar e se você é um profissional iniciante e não está habituado a processar dados de levantamentos aéreos com drones, isso pode levar algum tempo.
Se você ainda está na dúvida, no vídeo abaixo, você pode conferir algumas das funcionalidades e aplicações do Pix4D.
3 – Reality Capture
O terceiro software de nossa lista 7 Melhores Softwares de Mapeamento Aéreo com Drones em 2024 é o Reality Capture (RC).
O Reality Capture foi criado pela empresa eslovaca Capturing Reality em 2016 e se apresenta como um software que tem a pretensão de gerar resultados rápidos e de uma maneira mais simples que os demais softwares de fotogrametria.
A versão básica do Reality Capture permite a criação automatizada de modelos 3D utilizando de até 3500 fotos, além de possuir suporte e atualizações gratuitas. Adquirir a licença dessa versão é suficiente para a maioria dos levantamentos aéreos com drones.
Agora, se você precisa processar uma grande quantidade de dados e gerar modelos maiores, ou ainda, processar dados oriundos de sistemas como o LiDAR, é necessário assinar a versão Enterprise. Esta versão também permite ao usuário trabalhar com linhas de comando ao manipular o Reality Capture.
A Capturing Reality ainda oferece uma versão gratuita com uso limitado e opção Pay as You Go, na qual você pode comprar e inserir créditos conforme a sua necessidade de uso.
A grande vantagem do Reality Capture é que ele foi desenvolvido para ser operado em hardwares não tão robustos como aqueles exigidos por outros softwares de fotogrametria. Ele é capaz de gerar modelos 3D em um hardware básico, utilizando de 400 fotos, em até dez minutos. Se você não possui um hardware de ponta, o Reality Capture pode ser uma opção satisfatória em termos de resultados e tempo de processamento de dados.
Outra vantagem do Reality Capture é a facilidade em exportar Modelos Digitais de Superfície, Modelos Digitais de Terreno, Nuvens de Pontos, Mapas Georreferenciados e Projeções Ortográficas para quase todos os formatos de dados conhecidos.
Uma desvantagem do Reality Capture é que, para processar dados em hardwares menos robustos e de maneira rápida, ocorrem perdas significativas em termos de qualidade do produto final. Dependendo do seu objetivo profissional, este pode não ser um software indicado.
No vídeo abaixo, você pode visualizar algumas aplicabilidades e resultados obtidos com o Reality Capture.
4 – Recap Pro
O quarto software de nossa lista 7 Melhores Softwares de Mapeamento Aéreo com Drones em 2024 é o Recap Pro.
O Recap Pro é um software criado pela AutoDesk, com a finalidade de ser um software de fotogrametria voltado para estudos de arquitetura e construção civil. Este é um software robusto, que permite ao usuário trabalhar de maneira integrada com outros softwares de construção civil ofertados pela AutoDesk, como o famigerado AutoCAD.
Com a ferramenta inclusa, Recap Pro Photo, é possível gerar Modelos 3D da Realidade, seja de um local ou objeto, com suporte para Nuvens de Pontos, Malhas 3D e Ortofotos.
Assim como outros produtos da Autodesk, o Recap Pro possui uma versão gratuita de teste para estudantes. A licença para utilizar a versão profissional do Recap Pro pode ser adquirida com opções de pagamento mensais, anuais e com valores mais em conta para quem adquirir o produto por até três anos.
Uma das grandes vantagens desse software é a interface amigável e intuitiva para se trabalhar com nuvens de pontos, permitindo ao usuário, exportar dados em uma diversidade de formatos com facilidade e eficiência.
A grande desvantagem desse software é o fato de que ele é específico para quem trabalha com arquitetura e construção civil. Caso você necessite realizar um levantamento aéreo com drones para outras finalidades, é bem provável que você não obtenha a mesma eficiência durante o processamento de dados, se comparado a softwares já consagrados como Agisoft Metashape e o Pix4D.
Outro ponto negativo deste software é que, por ser um software robusto, para se trabalhar com um grande número de dados, você vai precisar de um computador potente para obter bons resultados em termos de tempo e eficiência durante o processamento de dados.
No vídeo abaixo, você pode conferir uma visão geral de algumas funcionalidades e aplicações do Recap Pro.
5 – Bentley ContextCapture
O quinto dos 7 Melhores Softwares de Mapeamento Aéreo com Drones em 2024 é o Bentley ContextCapture. A Bentley é uma conceituada empresa de softwares, presente no mercado a mais de três décadas, desenvolvendo produtos de excelência para profissionais de infraestrutura.
Eles possuem um abrangente portfólio, que compreende softwares voltados às mais diversas aplicações. Todos os produtos da Bentley permitem ao usuário trabalhar de maneira integrada, sendo uma ótima opção para empresas ou corporações que atuam em toda a cadeia produtiva.
O ContextCapture é o software de fotogrametria da Bentley, definido como uma ferramenta de Reality Modeling, permitindo gerar modelos tridimensionais de qualquer superfície ou objeto de maneira automatizada e com resultados incríveis a nível de detalhamento. O pacote da Bentley voltado para essa finalidade é o Reality Modeling WorkSuite, que compreende o ContextCapture e ContextCapture Editor.
Se você pretende utilizar este pacote, deve estar disposto a realizar um investimento alto para a adquirir uma licença válida por um ano. Caso você trabalhe em uma empresa grande de engenharia, é bem provável que já terá uma assinatura da Bentley para um de seus pacotes de software, o que pode tornar o ContextCapture mais acessível.
O ContextCapture não se limita apenas no processamento de dados de levantamentos fotogramétricos por ortofotos. Ele também utiliza nuvens de pontos derivadas de sistemas como o LiDAR e de fotos oriundas de câmeras convencionais, sendo uma ótima opção para projetos nos quais os sistemas clássicos de levantamentos fotogramétricos não se aplicam.
Abaixo, você pode conferir um vídeo da própria Bentley demonstrando uma visão geral do ContextCapture e suas aplicações.
6 – DroneDeploy
O penúltimo software de nossa lista 7 Melhores Softwares de Mapeamento Aéreo com Drones em 2024 é o DroneDeploy.
A DroneDeploy é uma empresa de softwares especializada em mapeamentos aéreos com drones. Ao contrário de outras empresas, a DroneDeploy vive para atender o mercado de drones e por isso tem um grande interesse em garantir que o software permaneça inovador e que acompanhe todas as novidades e tendências do mercado.
Com um custo de aquisição relativamente baixo para quem assinar a licença para a versão PRO do produto por um ano, a DroneDeploy oferta ainda outros dois pacotes pagos, o Bussines e o Enterprise, o último, voltado para grandes empresas e corporações.
O DroneDeploy possui uma versão gratuita que permite ao usuário planejar e executar voos utilizando apenas de um drone e um dispositivo móvel. Sendo gratuito, é uma ótima opção para quem está começando e não pretende investir em um software robusto para realizar os primeiros voos.
O DroneDeploy oferece soluções para diversas finalidades de mapeamento aéreo com drones, com opções de código aberto para iOS e Android. Além de planejar e executar voos, com o DroneDeploy é possível realizar mapeamentos aéreos com drones de forma automatizada. As versões pagas oferecem recursos exclusivos, como a capacidade de agrupar GCP’s (Ground Control Points) e exportar dados para pacotes de terceiros.
A grande desvantagem do DroneDeploy é que, até o presente momento, esse software só pode ser empregado em levantamentos aéreos feitos com Drones DJI. Portanto, se o seu drone não é DJI, esta não é uma opção de software.
Abaixo você pode conferir uma visão geral da interface e algumas das funcionalidades do DroneDeploy.
7 – DJI Terra
O último e não menos importante software de nossa lista 7 Melhores Softwares de Mapeamento Aéreo com Drones em 2024 é o DJI Terra.
O DJI Terra foi criado em 2019, com a proposta de ser um software de ponta para planejar e executar voos de Drones DJI, além de construir modelos 2D e 3D da realidade de maneira integrada ao planejamento e execução de voo.
Assim como o Pix4D, este software possui aplicações específicas para diversas áreas como Agricultura, Infraestrutura, Segurança Pública, Energia, Cinematografia e Construção Civil.
O grande destaque do DJI Terra é a funcionalidade de adequar o planejamento de voo à área ou objeto de estudo. Com opções de missões de planejamento automática, fica ainda mais fácil executar voos seja qual for o seu objetivo. Além disso, o DJI Terra realiza o mapeamento em tempo real, otimizando a tomada de decisões durante um voo.
A versão de teste e a licença do DJI Terra só é disponibilizada por revendedores autorizados, o que acaba gerando uma disparidade de preços e opções. Se você pretende utilizar este software, vale a pena investigar a fundo diferentes opções de compra antes de tomar uma decisão.
A grande desvantagem do DJI Terra consiste no fato de que ele só pode ser operado em Drones DJI da série Phantom 4. Além disso, existem outros softwares presentes no mercado que são capazes de realizar as mesmas funções do DJI Terra, sem restrições quanto ao modelo do drone utilizado.
Abaixo, você pode conferir uma visão geral do DJI Terra, demonstrando o mapeamento em tempo real, planejamento de missões, entre outras funções deste software.
Para quem trabalha profissionalmente com Mapeamentos Aéreos Com Drones, é fundamental que também possua um hardware de ponta, capaz de processar dados em softwares como o Agisoft Metashape e o Pix 4D.
A maioria dos softwares de fotogrametria digital exigem um hardware robusto para serem operados, principalmente, para quem pretende trabalhar com um grande número de dados ou que necessita entregar resultados em um prazo curto de tempo.
Pensando nisso, a GeoSense criou um post exclusivamente dedicado a ajudar profissionais de fotogrametria digital com Dicas Para Comprar Um PC Para o Mapeamento Aéreo Com Drones.
Conheça a GeoSense
Se você deseja trabalhar profissionalmente com drones, não pode deixar de conhecer os cursos da GeoSense dedicados ao estudo de Drones e Fotogrametria Digital.
Abaixo, você irá encontrar os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Mapeamento Aéreo Com Drones.
Para profissionais iniciantes, recomendados o curso de Configuração, Legislação e Pilotagem de Drones, no qual você irá aprender tudo o que precisa saber para operar drones de forma otimizada, segura e de acordo com a legislação nacional.
Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe e não deixe de acompanhar todas as novidades do Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.