Skip links

WGS84 ou SIRGAS 2000: Você Sabe Mesmo Qual Usar?

Se você trabalha com geoprocessamento ou sensoriamento remoto, é fundamental que você tenha pleno conhecimento sobre o que é um datum para saber exatamente qual utilizar em cada projeto.

Na hora de definir um datum para o seu projeto, é muito comum que surjam dúvidas sobre qual escolher. Principalmente, quando você precisa se decidir entre os dois mais comuns de serem utilizados: o WGS84 e o SIRGAS 2000.

Neste artigo, iremos ajudá-lo a entender se você deve escolher o datum WGS84 ou SIRGAS 2000, levando em consideração especificações de projetos de geoprocessamento e sensoriamento remoto.

O que é um datum?

De forma simplificada, podemos entender um datum como sendo um sistema de referência que define a forma do planeta terra e a posição do seu centro, servindo como base para calcular coordenadas geográficas.

Embora tenhamos a ideia que a terra é uma esfera perfeita, ela não é realmente. Por isso, temos muita dificuldade em definir um modelo matemático que represente com detalhes a verdadeira forma da terra.

Datums são tentativas de representar o verdadeiro formato da terra. Esse formato ou modelo matemático estipulado por um datum é comumente denominado de elipsoide.

Esse modelo matemático serve como ponto de partida para que coordenadas geográficas (latitude, longitude e altitude) sejam plotadas em um mapa e represente com exatidão a localização de pontos na superfície terrestre. Entretanto, isso não é uma tarefa simples.

É justamente por isso que existem diferentes datums, cada um com suas próprias características, níveis de precisão e áreas ideias de aplicação. Alguns foram desenvolvidos para serem utilizados a nível global, outros para serem utilizados apenas para determinada região do globo terrestre.

Para entender mais sobre este assunto, recomendamos que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado “Projeções Cartográficas, Sistemas de Coordenadas e Datum em SIG“.

Nos próximos tópicos, iremos aprender sobre os principais datums utilizados em território brasileiro, o WGS84 e o SIRGAS 2000.

O que é WGS84?

O WGS84 ou World Geodetic System 1984 é um sistema de referência geodésico global, desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, sendo o sistema padrão utilizado pelos sistemas de GPS em todo o mundo.

Isso quer dizer que, coordenadas geográficas obtidas por GPS, normalmente estarão relacionadas ao datum WGS84. Por isso, esse datum é de extrema importância em projetos de geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Além de ser amplamente utilizado em sistemas de GPS, o WGS84 também é o datum utilizado por softwares como o Google Maps e o Google Earth. Além disso é comum que ele esteja definido como padrão em softwares de SIG como o ArcGIS Pro e o QGIS.

Cabe ressaltar que o WGS84 é um datum global, ou seja, ele foi desenvolvido para ser utilizado de forma global e não regional, o que acaba gerando pequenos erros de posicionamento em comparação a datums regionais. Por isso, em aplicações regionais, o datum WGS84 não é o mais adequado.

Pra aplicações regionais em território brasileiro, o datum mais adequado é o SIRGAS 2000. No próximo tópico, iremos conhecer um pouco mais sobre este datum.

O que é SIRGAS 2000?

O SIRGAS 2000 ou Sistema de Referência Geocêntrico Para as Américas 2000 é o datum oficial do Brasil, adotado pelo IBGE desde 2005. Esse datum foi criado de forma a garantir uma melhor precisão geográfica especificamente para a América do Sul.

Sendo o datum oficial para o Brasil, você deverá quase sempre optar por utilizar o SIRGAS 2000 em seu projeto. O SIRGAS 2000 é exigido por diferentes leis e regulamentações brasileiras.

Cabe lembrar que a maioria dos dispositivos de GPS utilizam o WGS84 como datum padrão para coletar coordenadas geográficas. Por isso, você deve estar sempre atento em converter as coordenadas do WGS84 em SIRGAS 2000 ao adicioná-las em softwares de SIG como o QGIS ou o ArcGIS Pro.

Além disso, muitas vezes, o datum padrão do QGIS ou ArcGIS Pro também estará configurado como sendo o WGS84, necessitando que você escolha o datum SIRGAS 2000 de forma manual antes de iniciar um projeto.

Isto é de extrema importância, uma vez que utilizar o datum errado não só pode comprometer a precisão espacial do seu projeto, como também pode inviabilizar tecnicamente ou legalmente o trabalho.

Por exemplo, em projetos que envolvem o georreferenciamento de imóveis rurais, a utilização do sistema WGS84 não é permitido, sendo uma exigência legal que as coordenadas estejam sempre referenciadas em SIRGAS 2000.

Na hora de escolher o datum SIRGAS 2000, você irá se deparar com diferentes datums para escolher. Isso acontece porque o datum SIRGAS 2000 também apresenta um zoneamento interno, relacionado a diferentes regiões da América do Sul.

Você irá encontrar expressões como SIRGAS 2000 23S, o que quer dizer que este é o datum SIRGAS 2000 utilizado para o fuso 23 SUL, o qual corresponde, por exemplo, ao estado de Minas Gerais.

Para escolher corretamente qual datum SIRGAS 2000 utilizar, basta procurar no google qual é o fuso que representa a região a ser mapeada em seu projeto.

Além disso, muitas vezes, os próprios softwares de SIG já irão ter representações visuais em mapa dos fusos correspondentes a cada datum SIRGAS 2000, facilitando a escolha do datum adequado.

WGS84 vs SIRGAS 2000

Agora que você já entendeu o que é o datum WGS84 e o datum SIRGAS 2000, abaixo irá encontrar uma tabela contendo as comparações entre esses dois tipos de dados em relação a diferentes aspectos.

Checklist para nunca mais errar o datum em um projeto de SIG

Se você deseja nunca mais errar o datum em um projeto, antes de começar, responda estas simples perguntas:

  1. Seu projeto é no Brasil? Use SIRGAS 2000, pois esse é o datum oficial para projetos desenvolvidos em território brasileiro.
  2.  Precisa de alta precisão? Se o seu projeto é de topografia ou georreferenciamento, ele irá necessitar de alta precisão. Utilize sempre o SIRGAS 2000.
  3. Os dados vieram de GPS? Se você obteve coordenadas com um GPS, elas provavelmente estarão em WGS84. Converta para SIRGAS 2000 ao adicioná-las em um software de SIG.
  4. Está usando dados de várias fontes? Se você obteve dados de diferentes fontes, sempre verifique e padronize o datum antes de realizar qualquer análise. Se for um projeto em território brasileiro, transforme tudo para SIRGAS 2000.
  5. Seu projeto tem exigência legal? Se o seu projeto está relacionado ao georreferenciamento de imóveis rurais ou a órgãos como o INCRA ou IBGE, é obrigatório usar SIRGAS 2000.
  6. Já conferiu as configurações do seu software? Se você utiliza o QGIS ou ArcGIS, muito provavelmente o datum padrão estará como sendo o WGS84. Ajuste para SIRGAS 2000 se o projeto for em território brasileiro.

Conheça a GeoSense

Se você deseja trabalhar profissionalmente como ArcGIS Pro, não pode deixar de conhecer os cursos profissionalizantes da GeoSense.

Abaixo, você irá encontrar os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Mapeamento Aéreo Com Drones.

Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.

Leave a comment

Ampliar
Arrastar