
ArcGIS Online X ArcGIS Pro: Qual é a Melhor Opção?
Se você chegou até aqui, muito provavelmente deve estar se perguntado quais são as semelhanças e diferenças entre o ArcGIS Online e o ArcGIS Pro.
Essas plataformas são poderosas ferramentas de análise espacial, entretanto, apresentam aplicações e funcionalidades que se diferem enormemente.
Para ajudá-lo a entender quando utilizar cada uma dessas plataformas, neste artigo iremos explorar as vantagens e desvantagens do ArcGIS Online e do ArcGIS Pro relacionando-as com as suas principais aplicações.
O que é o ArcGIS Online?
Recentemente a ESRI lançou uma nova plataforma para análise espacial, o ArcGIS Online. Essa plataforma é baseada em computação em nuvem e apresenta características que a diferem enormemente de plataformas clássicas de GIS, como o QGIS ou ArcGIS Pro.
Sendo baseada em computação em nuvem, o ArcGIS Online foi desenvolvido para que usuários criem, analisem e compartilhem análises espaciais sem a necessidade de possuir um software instalado no computador.
O ArcGIS Online pode ser acessado por um simples navegador de internet. Se deseja conhecer um pouco mais dessa plataforma, você pode acessá-la clicando neste link.
Dentre as diversas peculiaridades do ArcGIS Online, destaca-se a capacidade de processar, armazenar e acessar dados em servidores da web. Isso quer dizer que tudo o que você fizer no ArcGIS Online, ficará armazenado em nuvem e não em seu computador.
Além de dispensar a necessidade de computadores potentes para processamento de dados, o ArcGIS Online também permite o acesso a projetos sem a exigência de transferência de arquivos entre computadores.
Isto permite que equipes trabalhem em conjunto de forma remota, facilitando a comunicação e desenvolvimento de projetos em equipe. Esta é a principal aplicação do ArcGIS Online.
Entretanto, o ArcGIS Online apresenta muitas limitações de recursos e ferramentas para o processamento de dados em comparação ao ArcGIS Pro. Além disso, o ArcGIS Online somente pode ser operado caso você possua conexão com a internet, sendo altamente dependente da estabilidade da rede para um funcionamento adequado.
Agora que você já conhece um pouco do ArcGIS Online, nos próximos tópicos iremos abordar as principais vantagens e desvantagens dessa plataforma.
Vantagens do ArcGIS Online
- Acesso remoto e colaboração em tempo real: permite que equipes trabalhem em conjunto de qualquer lugar, sem a necessidade de transferir arquivos entre computadores.
- Baseado em computação em nuvem: não requer instalação de software ou computadores potentes, reduzindo custos coma aquisição de hardwares.
- Facilidade de uso e interface intuitiva: possui uma interface amigável que facilita a criação de mapas e análises geoespaciais simples.
- Biblioteca de dados e mapas base: oferece acesso a uma vasta coleção de mapas base e camadas de dados prontos para uso, otimizando análises espaciais e criação de mapas.
- Integração com outras ferramentas: compatível com o ArcGIS Pro e o ArcGIS Enterprise, permitindo o compartilhamento de dados entre essas plataformas.
Desvantagens do ArcGIS Online
- Dependência de internet: o ArcGIS Online só pode ser usado com conexão ativa, tornando-se inviável em locais com internet de baixo desempenho.
- Capacidade de processamento limitada: em comparação com o ArcGIS Pro, o ArcGIS Online não é ideal para análises complexas ou grandes volumes de dados.
- Recursos avançados restritos: algumas ferramentas de geoprocessamento avançado, como geração de nuvens de pontos e modelagem 3D não estão disponíveis.
- Armazenamento e custos adicionais: embora tenha uma versão gratuita, o armazenamento e o processamento de grandes quantidades de dados não estão disponíveis gratuitamente.
- Dependência da ESRI: a plataforma é integrada aos serviços da ESRI, o que pode limitar o compartilhamento de dados com softwares abertos como o QGIS.
O que é o ArcGIS Pro?
Ainda que você seja um iniciante nas áreas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, com toda certeza já ouviu falar dos softwares ArcGIS da ESRI.
Desde o lançamento de sua primeira versão em 1982, o ArcGIS continua sendo considerado o melhor software de GIS disponível no mercado.
O ArcGIS Pro é a versão mais recente do ArcGIS e constitui em uma poderosa plataforma de análise espacial desenvolvida para realizar análises complexas de dados geoespaciais.
Se o que você busca é uma plataforma completa, com diversas opções de recursos e ferramentas, capaz de trabalhar com grandes volumes de dados e análises de alta complexidade, o ArcGIS Pro será a melhor opção do mercado.
Além de todos as ferramentas e recursos disponíveis para o processamento de dados, a capacidade de processar nuvens de pontos e criar modelos tridimensionais da realidade torna o ArcGIS Pro uma plataforma muito superior ao ArcGIS Online.
Cabe ressaltar que ao utilizar o ArcGIS Pro, você também poderá trabalhar de forma integrada ao ArcGIS Online, combinando um processamento robusto de dados com as vantagens da computação em nuvem.
Vantagens do ArcGIS Pro
- Melhor desempenho do mercado: o ArcGIS Pro oferta o melhor desempenho para o processamento de dados dentre todos os softwares de SIG presentes no mercado. Além de incluir ferramentas e recursos que garantem alta performance para processar dados, o ArcGIS Pro é integrado com a arquitetura de 64 bits, o que permite que o software aproveite ao máximo os recursos de hardware.
- Processamento de dados em 3D: o ArcGIS Pro é capaz de processar nuvens de pontos e gerar modelos 3D de dados obtidos por drones ou LiDAR. Em comparação a outros softwares de GIS ou ao ArcGIS Online, esta é uma vantagem considerável.
- Integração com ArcGIS Online e ArcGIS Enterprise: a integração com outras plataformas da ESRI facilita o compartilhamento de dados, permitindo a conexão entre os dados obtidos em campo, a nuvem e o desktop.
- Processamento automatizado de dados: o ArcGIS Pro permite a automação de processos repetitivos e a personalização de fluxos de trabalho, otimizando a produtividade e a eficiência das análises.
- Interface moderna, amigável e intuitiva: a plataforma possui uma interface de usuário desenvolvida para ser altamente intuitiva e amigável, o que melhora sensivelmente o processamento de dados.
Desvantagens do ArcGIS Pro
- Exige um hardware potente: para operar o ArcGIS Pro, você irá precisar de um computador de alto desempenho, com um processador potente, memória RAM suficiente e uma placa de vídeo dedicada.
- É um software pago: para utilizar o ArcGIS Pro, você precisa de uma licença válida, a qual apresenta um custo sensivelmente elevado, especialmente para quem está começando. Ainda que apresente uma versão gratuita, ela é limitada e após o término do período de testes, será exigido que você adquira uma licença completa.
- Curva de aprendizado: embora tenha uma interface amigável e intuitiva, a quantidade de ferramentas, recursos e opções pode tornar o aprendizado inicial complexo para novos usuários.
- Atualizações frequentes: a ESRI frequentemente lança atualizações e novas versões do ArcGIS Pro, o que pode exigir a constante adaptação dos usuários e a manutenção de suas licenças.
- Dependência da ESRI: o ArcGIS Pro está profundamente integrado à ESRI, o que pode dificultar a comunicação com outras plataformas como o QGIS.
ArcGIS Online X ArcGIS Pro: Qual Opção Escolher Para o Meu Projeto?
Agora que você conhece todas as particularidades do ArcGIS Online e do ArcGIS Pro, fica fácil entender qual opção melhor se adequa ao seu projeto.
O ArcGIS Pro é ideal se você deseja processar grandes volumes de dados e realizar análise espaciais complexas, em especial, se você trabalha com mapeamento aéreo com drones ou outras tecnologias de modelagem 3D como o Laser Scanner.
Por outro lado, o ArcGIS Online é uma boa opção caso você não possua um hardware potente e deseja trabalhar em equipe utilizando os recursos de processamento, armazenamento e compartilhamento de dados em nuvem.
Ainda que o ArcGIS Online apresente algumas vantagens, utilizá-lo de forma integrada ao ArcGIS Pro é uma solução ainda mais vantajosa. Combinar a capacidade de processamento de dados do ArcGIS Pro com as opções de compartilhamento de dados em nuvem do ArcGIS Online oferece uma excelente solução para a condução de diversos tipos de projetos geoespaciais.
Entretanto, se você busca a melhor solução e deve escolher entre uma plataforma ou outra, o ArcGIS Pro será a melhor opção.
Se você deseja aprender um pouco mais sobre o ArcGIS Pro, recomendamos que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado “ArcMap x ArcGIS Pro: o que mudou? Fique por dentro das principais semelhanças e diferenças em 2024”.
Conheça a GeoSense
Se você deseja trabalhar profissionalmente como ArcGIS Pro, não pode deixar de conhecer os cursos profissionalizantes da GeoSense.
Abaixo, você irá encontrar os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Mapeamento Aéreo Com Drones.
Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.
