
GIS, CAD, BIM: O Que São e Como Funcionam?
Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando o que as siglas GIS, CAD e BIM significam e quais são as suas relações.
Essas tecnologias apresentam inúmeras aplicações no mundo moderno, sendo essenciais para quem deseja atuar nas áreas de geoprocessamento, sensoriamento remoto, drones, fotogrametria, escaneamento a laser ,engenharia civil, arquitetura ou topografia.
Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre este assunto, neste artigo iremos explorar cada uma dessas tecnologias, abordando o que são, como funcionam, quais são as suas principais diferenças, aplicações e possibilidades de integração.
O que é GIS e como funciona?
O termo GIS é uma sigla para Geographic Information System. Em língua portuguesa, utilizamos o termo SIG ou Sistemas de Informações Geográficas.
Estes sistemas são essenciais em áreas como o geoprocessamento e sensoriamento remoto, sendo responsáveis por coletar, armazenar, analisar e exibir dados espaciais.
Os softwares mais populares de GIS no mercado são o QGIS e o ArcGIS. Estes softwares são amplamente utilizados para realizar análises complexas acerca do espaço geográfico.
A principal característica de um GIS é que estes sistemas irão sempre trabalhar com dados georreferenciados, ou seja, dados associados a coordenadas geográficas.
Isto quer dizer que em GIS, você sempre saberá onde determinado ponto, linha ou polígono está representado no globo terrestre. Esta tipologia de dados chamamos de dado vetorial.
Outro tipo de dado presente em sistemas de GIS são os dados raster, representados por matrizes ou grades. Exemplos de dados raster incluem imagens obtidas por satélite ou drones, na qual é representada uma matriz de pixels.
A combinação de dados raster e vetoriais é a essência dos sistemas de GIS e é realizada por meio de camadas que organizam dados geográficos em níveis sobrepostos e permitem realizar as mais variadas tipologias de análises espaciais.
Imagine que você deseja abrir um empreendimento em sua cidade. Porém, antes de escolher um lugar, você deve saber onde estão os seus possíveis clientes, competidores, estradas para transporte, fornecedores de matéria-prima, lugares com aluguel mais barato ou outras informações de interesse.
Em um ambiente de GIS, você conseguirá ter todas essas informações dispostas em um ambiente digital, incluindo dados raster, vetoriais e metadados dispostos em camadas sobrepostas. Assim, você será capaz de tomar decisões melhores que irão ajudá-lo a garantir um maior sucesso para o seu empreendimento.
Se você deseja aprofundar o seu conhecimento sobre GIS, recomendamos que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado “O Que é Um Sistema de Informação Geográfica (SIG)?”.
O que é CAD e como funciona?
CAD éuma sigla para Computer-Aided Design. Em português, representa o termo Desenho Assistido Por Computador.
Estes sistemas são essenciais para áreas como a arquitetura e engenharia civil, sendo a base para a criação e execução de projetos de engenharia.
O software mais conhecido de CAD é o AutoCAD, amplamente utilizado para desenho técnicos 2D e 3D em projetos de engenharia e arquitetura.
Ao contrário dos sistemas de GIS, os sistemas CAD não necessitam de coordenadas geográficas para serem operados. Entretanto, a junção entre GIS e CAD é amplamente utilizada em projetos das mais variadas naturezas.
Enquanto os sistemas de GIS trabalham para garantir precisão geográfica, os sistemas CAD operam para garantir precisão geométrica.
As principais aplicações de sistemas de CAD estão relacionadas à modelagem 2D e 3D de projetos de engenharia e arquitetura, sendo também essenciais em áreas como design de produtos, engenharia estrutural, engenharia mecânica e engenharia elétrica.
Imagine que você deseja construir uma casa ou prédio. Antes de começar a construir, você precisará desenhar um projeto em um computador. É exatamente neste ponto que os sistemas de CAD são aplicados.
Você irá desenhar todo o projeto, realizando cálculos estruturais, definindo o tamanho das paredes, portas, pilares, tipo de material que será utilizado e muitos outros detalhes fundamentais para a execução de uma obra.
Além de ajudar a realizar a parte orçamentária de uma obra, os sistemas de CAD auxiliam na execução da construção, garantindo que todas as etapas sejam seguidas com precisão e evitando erros durante a execução.
Esses sistemas ajudam a visualizar o projeto de forma detalhada, para que a obra seja realizada conforme o planejado, sem surpresas e com maior eficiência.
O que é BIM e como funciona?
BIM é uma sigla para Building Information Modeling. Em português, é comum encontramos o termo Modelagem de Informação da Construção.
Estes sistemas são muito mais evoluídos que os sistemas de CAD, uma vez que integram um número maior de informações, indo muito além do simples desenho geométrico.
Eles unificam modelos 3D representativos de uma obra com cronogramas, materiais, custos, mão-de-obra, dados espaciais, etapa em que se encontra o projeto, entre muitas outras informações.
Os sistemas de BIM utilizam de integração da CAD e GIS para criar modelos digitais 3D completos que combinam a precisão geométrica dos sistemas de CAD à precisão geográfica dos sistemas de GIS.
Isso permite otimizar o planejamento, a execução e a gestão de projetos. Com essa integração, é possível visualizar o projeto no contexto real, tomar decisões mais assertivas e melhorar a eficiência ao longo de todo o ciclo de vida do empreendimento.
Tecnologias comuns de serem utilizadas em conjunto com sistemas de BIM incluem drones e laser scanners, apresentando muitas aplicações para o monitoramento de uma obra.
Ao cruzar dados obtidos em campo com o modelo digital do projeto gerado em BIM, essas tecnologias permitem visualizar o progresso da construção, detectar erros e monitorar em tempo real as condições de uma obra.
Imagine que você está construindo a sua casa, você pode utilizar drones para obter modelos 3D da sua obra e cruzar esses dados com modelos em BIM para detectar erros em tempo real. Os equipamentos de laser scanner permitem realização de análises precisas, gerando modelos 3D ainda mais detalhados de partes internas ou externas de uma construção.
Vantagens da integração GIS, CAD e BIM
Integrar sistemas de GIS, CAD e BIM já se tornou uma realidade para diversos campos da engenharia. Abaixo, você irá encontrar algumas das principais vantagens em integrar essas tecnologias.
- Planejamento mais eficiente: a combinação de GIS com CAD e a gestão colaborativa do BIM permite um planejamento mais preciso e bem-informado, considerando o contexto geográfico e ambiental do projeto.
- Redução de erros e retrabalho: a integração facilita a detecção precoce de problemas no projeto, permitindo ajustes antes da construção, o que diminui erros e reduz a necessidade de modificações no futuro.
- Maior colaboração entre equipes: GIS, CAD e BIM são ferramentas que, quando integradas, permitem que equipes de diferentes áreas trabalhem juntas de forma mais eficiente e com uma visão unificada do projeto.
- Melhor gerenciamento de recursos: o uso conjunto dessas tecnologias permite otimizar o uso de recursos, desde materiais até mão de obra, ajudando a manter os custos sob controle e garantindo o cumprimento dos prazos.
- Análise e visualização em tempo real: A integração permite a análise contínua dos dados, permitindo atualizações em tempo real e garantindo que o projeto seja sempre fiel à realidade, mesmo durante a execução da obra.
- Gestão ao longo do ciclo de vida: após a conclusão do projeto, a combinação dessas tecnologias oferece um modelo digital completo para gerenciar a manutenção e operações da infraestrutura ao longo de sua vida útil, otimizando a gestão após terminada a construção.
Essas são apenas algumas das vantagens de se utilizar sistemas BIM em conjunto com tecnologias de CAD e GIS. No vídeo abaixo, você irá encontrar uma apresentação sucinta dessa tipologia de integração:
Se deseja saber um pouco mais sobre essas tecnologias, recomendamos que acesse os seguintes conteúdos da GeoSense:
- BIM e Drones: Tudo o Que Você Precisa Saber
- Laser Scanners: O Que São e Como Funcionam?
- Como as Nuvens de Pontos Estão Revolucionando a Engenharia?
Conheça a GeoSense
Se você deseja trabalhar profissionalmente com GIS, CAD ou BIM, não pode deixar de conhecer os cursos profissionalizantes da GeoSense.
Abaixo, você irá encontrar os cursos daGeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Geoprocessamento e Mapeamento Aéreo Com Drones.
Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.