Skip links

DJI Air 3: Conheça o Novo Drone Portátil da DJI

Recentemente, a DJI lançou um novo modelo de drone, o DJI Air 3. Trazendo uma série de novidades para a série DJI Air, o DJI Air 3 chegou para revolucionar o mercado de drones portáteis.

Para quem busca um modelo de drone portátil com configurações similares às de modelos robustos como o DJI Mavic 3, o DJI Air 3 se apresenta como uma excelente opção de compra.

Se você deseja saber um pouco mais sobre este modelo de drone, abaixo irá encontrar uma série de informações acerca das configurações e principais novidades do DJI Air 3.

DJI Air 3: Principais Novidades Para a Série DJI Air

Para usuários de drones da série DJI Air, o DJI Air 3 chega ao mercado trazendo recursos tecnológicos que até então só estavam disponíveis para drones como o DJI Mavic 3 e DJI Mini 3 Pro.

Com um design moderno, o DJI Air 3 se assemelha fisicamente aos drones da série DJI Mavic 3, embora sejam mais leves, menores e muito mais portáteis. Entretanto, em termos de recursos tecnológicos, o DJI Air 3 não deixa a desejar, apresentando o que há de melhor para drones da DJI.

A primeira novidade tecnológica a ser levada em consideração está ligada à presença de duas câmeras CMOS de 1/1.3’’, ambas com capacidade de capturar imagens e vídeos em 48 MP, sendo suficientes para uma grande parte dos trabalhos que envolvem drones.

Outro destaque da série DJI Air 3 é o seu recurso de bateria. De forma similar aos drones DJI Mavic 3, as baterias do DJI Air 3 prometem uma autonomia de voo na ordem de 46 minutos. Este é um avanço considerável para a série DJI Air, permitindo que usuários de drones DJI Air 3 voem por muito mais tempo sem a necessidade de trocar a bateria do drone.

Outras novidades do DJI Air 3 que merecem atenção especial são os seus sistemas de detecção de obstáculos, suporte para controles remotos mais modernos, carregadores de bateria, sistemas de transmissão de vídeo, aumento da distância máxima de voo, entre outras.

Abaixo, você irá encontrar informações acerca destas e outras novidades do DJI Air 3 de forma um pouco mais aprofundada. 

DJI Air 3: Especificações da Aeronave e Controle Remoto

Pesando 720 g, o DJI Air 3 chega ao mercado apresentando um peso de aproximadamente 120 g a mais que o seu antecessor, o DJI Air 2s. Para muitos usuários de drones, este é um ponto desfavorável, sendo que se esperava um drone com peso um pouco mais próximo aos drones da série DJI Air.

Entretanto, é de se esperar que com baterias mais robustas e sistemas de detecção de obstáculos mais eficientes, o DJI Air 3 apresente um peso superior aos drones mais antigos da série DJI Air. Ressalta-se que estas modificações são extremamente vantajosas, colocando estes modelos de drone no mesmo patamar tecnológico de drones como o DJI Mavic 3.

Quanto as suas dimensões, o DJI Air 3 apresenta dimensões de 207 x 100,5 x 91,1 mm com as hélices dobradas e 258,8 x 326 x 105,8 mm com as hélices desdobradas.

O grande destaque deste modelo de drone está ligado aos seus sistemas de baterias, similares ao DJI Mavic 3. Com 46 min de autonomia de voo, o DJI Air 3 entrega exatamente o que se espera dos modelos de drones mais modernos da DJI.

Este é um incremento extremamente vantajoso para usuários de drones da série DJI Air, superando em 12 min a autonomia de voo de seu antecessor, o DJI Air 2s.

Além disso, os modelos DJI Air 3 contam com opções de carregadores com múltiplas entradas para bateria, permitindo o carregamento de até 3 baterias ao mesmo tempo. Outra opção de carregamento disponível são os carregadores para automóveis, extremamente desejados por quem trabalha constantemente com trabalhos de campo em regiões afastadas.

Outra vantagem do DJI Air 3 está ligada aos novos sistemas de posicionamento global, que agora contam com GPS, Galileo e BeiDou, tornando estes modelos de drone ainda mais seguros e precisos que os seus antecessores.

Outro destaque do DJI Air 3 são os seus novos controles remotos. Com controles nativos da série DJI RC-N2, modelo RC151, o DJI Air 3 apresenta o que há de melhor em termos de controle remoto para drones da DJI, superando até mesmo os modelos de controle nativos do DJI Mavic 3.

Para saber um pouco mais, no vídeo abaixo, é possível observar uma apresentação sucinta do DJI Air 3 produzida pela própria DJI.

DJI Air 3: Recursos de Câmera

Os modelos DJI Air 3 apresentam duas câmeras, consolidando-se como os primeiros modelos da série DJI Air que apresentam tecnologia dual-câmera e se assemelhando ao que a DJI vem disponibilizando para série DJI Mavic 3.  

As câmeras do DJI Air 3 são do tipo CMOS 1/1.3’’, apresentando tamanho inferior à câmera nativa do DJI Air 2s. Embora sejam menores, as câmeras do DJI Air 3 compensam apresentando uma abertura maior para a entrada de luz, sendo da primeira câmera f/1,7 e da segunda f/2,8.

Para alguns usuários de drones, a diminuição do tamanho dos sensores para a série DJI Air é um ponto desfavorável. Entretanto, mesmo com sensores menores, você será capaz de capturar imagens e vídeos em até 48 MP, superando os 20 MP dos modelos DJI Air 2s.

Além disso, a presença de duas câmeras e uma abertura maior para entrada de luz, também confere a estes modelos uma maior adaptação a condições de baixa iluminação.

Os modelos DJI Air 3 contam ainda com sistema de transmissão de vídeo O4, o mais moderno da DJI. Este sistema apresenta qualidade de transmissão máxima de 1080/60 fps, além de permitir transmissão a uma distância máxima de até 20 km, embora com interferências este valor fique aproximadamente entre 1,5 e 10 km.

Somado a isto, o DJI Air 3 conta com gimbal de três eixos, apresentando estabilização triaxial. Para quem busca capturar vídeos e imagens em movimento, este é um recurso indispensável.

Mesmo que o DJI Air 3 seja um drone com recursos tecnológicos modernos, ele possui obturador eletrônico. Embora isto não seja uma limitação para condução de levantamentos aéreos, para quem busca drones voltados para a fotogrametria digital, modelos com obturadores mecânicos são mais recomendados.

Atualmente, o modelo de drone da DJI mais adequado para fotogrametria digital é o DJI Mavic 3 Enterprise. Para saber um pouco mais sobre este modelo de drone, recomendamos que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado “DJI Mavic 3 Enterprise: O Melhor Drone Para Mapeamento Aéreo em 2023”.

De qualquer maneira, os modelos de drone DJI Air 3 apresentam recursos de câmera suficientes para a maioria dos serviços voltados para a captura de vídeos e imagens aéreas.

É importante lembrar que este modelo de drone entrega recursos de câmera próximos ao do DJI Mavic 3, mesmo sendo um drone muito mais em conta. Para usuários de drones iniciantes ou intermediários, o DJI Air 3 é uma excelente opção de compra, superando praticamente todos os modelos mais antigos da DJI.

DJI Air 3: Recursos de Segurança

Para quem não estava satisfeito com os sistemas de seguranças dos modelos mais antigos da série DJ Air, o DJI Air 3 chega ao mercado superando todas as expectativas.

Com recursos de segurança extremamente avançados, o DJI Air 3 pode ser considerado um dos modelos de drones mais seguros da DJI, apresentando recursos de segurança similares aos de drones robustos como o DJI Mavic 3.

Este modelo de drone apresenta sistemas de detecção lateral, dianteiro, traseiro, superior e inferior, sendo capaz detectar obstáculos em qualquer direção de voo.

Para quem busca segurança, com os novos sistemas de detecção do DJI Air 3, é praticamente impossível que ocorram acidentes durante o voo. Além disso, estes recursos permitem que o DJI Air 3 voe com muito mais segurança em ambientes internos ou urbanos.

O DJI Air 3 supera em muito os seus antecessores e ainda que seja um drone muito mais barato que os modelos DJI Mavic 3, não deixam a desejar quando o assunto é segurança durante o voo.

Para saber um pouco mais sobre as especificações do DJI Air 3, recomendamos que acesse este link, onde encontrará informações completas fornecidas pela própria DJI.

Conheça a Geosense

Se você deseja trabalhar profissionalmente com drones, não pode deixar de conhecer os cursos da GeoSense dedicados ao estudo de Drones e Fotogrametria Digital.

Abaixo, você irá encontrar os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Mapeamento Aéreo Com Drones.

Para profissionais iniciantes, recomendados o curso de Configuração, Legislação e Pilotagem de Drones, no qual você irá aprender tudo o que precisa saber para operar drones de forma otimizada, segura e de acordo com a legislação nacional.

Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.

Leave a comment

Ampliar
Arrastar