Drones Usados: Quando Vale a Pena Comprar?
Se você está pensando em comprar um drone usado e não se sente muito seguro, recomendamos que leia este artigo antes de se decidir pela compra.
Adquirir drones usados pode parecer uma má ideia e encontrar um modelo que atenda às suas expectativas profissionais é sempre uma tarefa complicada.
Entretanto, ao conhecer todas as vantagens e desvantagens de se adquirir um modelo usado, você terá um embasamento técnico para tomar uma decisão assertiva.
Para ajudá-lo nesta difícil missão, abaixo iremos apresentar as principais vantagens e desvantagens em se adquirir um modelo de drone usado.
Drones Usados: Principais Vantagens
Sem sombra de dúvidas, a principal vantagem em se adquirir um drone usado está ligada a fatores econômicos.
Se você está começando e pensa em abrir uma empresa de drones, uma boa ideia pode ser optar por um drone usado e alocar parte do seu investimento em cursos, hardwares, softwares e outros requisitos necessários para compor a sua empresa de drones.
Esta é uma excelente alternativa para quem não dispõem de muitos recursos financeiros para investir. Mesmo com um drone usado, você será capaz de realizar grande parte dos serviços de mapeamento aéreo com drones, desde que disponha de hardwares e softwares suficientes para o processamento de dados.
Outra vantagem em se adquirir um drone usado está ligada ao fato de que estes equipamentos perdem valor de mercado rapidamente. Ou seja, você pode adquirir um modelo usado por um valor muito mais em conta do que se adquirisse esse modelo quando ele foi lançado.
Além disso, muitos usuários de drones acabam adquirindo equipamentos, usando-os algumas poucas vezes e depois perdem o interesse em pouco tempo. Uma boa parte dos modelos de drones usados que você encontrará no mercado estão vinculados a este tipo de usuário. Quando for o caso, este será quase sempre um bom negócio.
Ao adquirir um modelo usado você também pode ter acesso a modelos que já não são produzidos por grandes empresas de drones. Série descontinuadas, como o DJI Phantom 4 Advanced ou o DJI Mavic 2, são excelentes modelos de drone e você não irá encontrá-los disponíveis atualmente na loja oficial da DJI.
Estes modelos de drones podem ser encontrados no mercado de drones usados por valores muito mais em conta do que quando foram lançados. Este é um fator a ser levado em consideração e que pode fazer toda a diferença para que você dê os primeiros passos como piloto de drones profissional.
Drones Usados: Principais Desvantagens
Se você pensa em adquirir um modelo de drone usado, deve estar sempre atento aos riscos comuns de se adquirir produtos usados.
A principal desvantagem está ligada à perda de garantia. Se você pensa em adquirir um modelo de drone que já não possui garantia de fábrica, é sempre bom estar atento às condições nas quais o equipamento se encontra e realizar uma análise técnica criteriosa antes de se decidir pela compra.
Além disso, mesmo que você esteja adquirindo um modelo de drone usado em uma loja especializada, nem sempre você terá acesso a sistemas de devolução. Isso quer dizer que, caso o equipamento dê algum problema em pouco tempo de uso, você não terá como devolvê-lo.
Por isso, ao escolher uma loja para comprar um equipamento usado, você deve estar atento a quais são as políticas de devolução que esta loja oferta. Pagar um pouco mais caro e garantir um sistema de devolução, pode ser uma opção mais segura.
Comprar drones usados exige muito cuidado, principalmente se você pensa em adquirir esses equipamentos sem intermédio de uma loja especializada.
Ao adquirir um modelo de drone usado que está sendo ofertado em redes sociais, como o Facebook ou Instagram, peça sempre para receber o drone em mãos e desconfie de negócios que prometam a entrega via correios sem nenhuma garantia de que de fato o produto será enviado.
Isto é um golpe rotineiro de compras pela internet e que ocasionalmente pode ocorrer com qualquer um de nós. Por isso, esteja sempre muito atento antes de fechar um negócio pela internet e prefira sempre comprar equipamentos usados por meio de lojas especializadas.
Outro risco comum ao se adquirir drones usados pela internet está ligado ao fato de que você não terá como realizar uma inspeção criteriosa no equipamento antes de comprá-lo. Isto pode acabar gerando um grande prejuízo econômico.
Por isso, ao adquirir um drone usado, prefira sempre negócios nos quais você terá a chance de dar uma boa olhada no equipamento antes de comprá-lo. Se você não entende muito de drones, pode ser uma boa ideia chamar algum amigo que entenda para ajudá-lo a tomar uma decisão mais assertiva.
Para saber um pouco mais sobre outros detalhes importantes para quem deseja adquirir um modelo de drone usado, abaixo você irá encontrar uma pequena lista dos principais pontos que você deve estar atento antes de se decidir pela compra.
O Que Devo Estar Atento Antes de Adquirir um Modelo de Drone Usado?
Abaixo, listaremos de forma sucinta os principais pontos de atenção e algumas dicas para quem deseja adquirir um modelo de drone usado.
- Baterias: Para quem está comprando um drone usado, um fator de fundamental importância é estar atento ao estado em que as baterias do drone se encontram. Grande parte dos problemas relatados por pessoas que compraram drones usados estão ligados à presença de baterias inchadas, viciadas ou em mau estado de funcionamento.
- Realize uma inspeção visual: é comum que ao adquirir um modelo de drone usado, este venha com um outro componente faltando. Isso pode significar um custo a mais para que você possa voar com o equipamento após a compra. Por isso, confira meticulosamente todos os cabos, hélices, baterias e outros componentes necessários para que o drone opere corretamente. Além disso, procure por arranhões, amassados ou qualquer outro defeito visual que possa indicar que o drone já caiu. Dê uma atenção especial para inspecionar as condições do gimbal e da câmera do drone.
- Veja se o drone está registrado na ANAC e Anatel: embora seja de obrigação legal que drones estejam registrados nas entidades competentes, muitas vezes vendedores achem de má fé e podem acabar ofertando equipamentos que não possuem registro na ANAC e Anatel. Você pode conferir isto procurando pelos selos da ANAC e Anatel no drone ou realizando uma consulta por meio do número de série do equipamento. Além disso, é de fundamental importância que ao comprar um drone usado, você transfira o registro para o seu nome antes de operá-lo em campo. Não compre drones usados sem registro sem antes realizar um levantamento de quanto você irá gastar para registrar o equipamento.
- Conheça a história do equipamento: pode parecer bobagem, mas conhecer a história do equipamento que você deseja comprar pode ser uma excelente forma de evitar um mau negócio. Procure saber para que e por quem o equipamento era utilizado até então, se já sofreu quedas, se era usado constantemente ou apenas esporadicamente, há quantos anos o drone foi adquirido, entre outras informações pertinentes. Evite comprar equipamentos que já sofreram queda ou que já tenham necessitado de assistência técnica. Sempre dê preferência para equipamentos com pouco uso, novos e que nunca tenham sofrido nenhuma queda.
- Voe com o drone: antes de se decidir pela compra, peça para o vendedor uma pequena demonstração de voo. Isto é fundamental para quem deseja adquirir um modelo usado. Além disso, tente testar tudo o que for possível antes de se decidir pela compra, isto inclui câmeras, gimbals, hélices, baterias e tudo o que for pertinente para um bom funcionamento da aeronave.
Para saber um pouco mais sobre como começar uma empresa de drones, recomendamos que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado “5 Dicas Para Começar a Trabalhar Com Drones em 2023”.
Conheça a GeoSense
Se você deseja trabalhar profissionalmente com drones, não pode deixar de conhecer os cursos da GeoSense dedicados ao estudo de Drones e Fotogrametria Digital.
Abaixo, você irá encontrar os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Mapeamento Aéreo Com Drones.
Para profissionais iniciantes, recomendados o curso de Configuração, Legislação e Pilotagem de Drones, no qual você irá aprender tudo o que precisa saber para operar drones de forma otimizada, segura e de acordo com a legislação nacional.
Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.