BIM e Drones: Tudo o Que Você Precisa Saber
Se você trabalha com drones, é bem provável que já tenha ouvido falar da sigla BIM. Mas afinal, você sabe o que ela significa e qual é a sua relação com a fotogrametria digital?
BIM é uma sigla para Building Information Modeling, uma técnica de gestão de empreendimentos que possui estreitas relações com o Mapeamento Aéreo Com Drones.
Se você tem interesse em saber um pouco mais sobre este assunto, neste artigo iremos abordar a utilização de drones no setor de construção civil e a sua relação com o BIM.
O que é BIM?
Building Information Modeling (BIM) é um termo utilizado para se referir a uma técnica de gestão de projetos extensamente utilizada no setor de construção civil.
Esta técnica está ligada à Modelagem 3D da informação, tendo como objetivo principal facilitar o acesso e o fluxo de dados ao longo de toda as etapas de um empreendimento.
Utilizando esta técnica, profissionais são capazes de ter uma compreensão holística de todos os aspectos de interesse à uma obra, dando suporte para a tomada de decisões e facilitando o gerenciamento de uma obra ao longo de todo o seu ciclo de vida.
O BIM vai muito além dos tradicionais Modelos 2D e 3D comumente utilizados em projetos arquitetônicos. De forma prática, podemos entender modelos BIM como sendo arquivos digitais nos quais estão contidas as feições geométricas tridimensionais de uma construção associadas às mais diversas tipologias de dados secundários.
As principais vantagens em se utilizar o BIM em projetos arquitetônicos incluem:
- Redução de erros, custos e tempo de execução de uma obra
- Facilitação da comunicação entre equipes envolvidas em um projeto
- Maior eficiência para o monitoramento de obras
- Obtenção de resultados de alta qualidade
- Mitigação de impactos ambientais
Qual é a diferença entre BIM e CAD?
A sigla CAD significa Computer Aided Design, o que em tradução direta seria algo como “Desenho Assistido Por Computador”. Plataformas CAD são extensamente utilizadas em projetos de arquitetura e construção civil.
Estas plataformas apresentam estreita relação com o BIM, podendo até mesmo serem utilizadas como base para criação de modelos BIM. De forma prática, podemos entender o BIM como sendo uma evolução do CAD.
Enquanto no CAD estão representadas apenas as feições geométricas de determinado projeto, em ambientes BIM, estas feições podem estar vinculadas a dados secundários, como material a ser utilizado, custo final, tempo de execução, responsável técnico, entre outros.
Embora ambas sejam extensamente utilizadas, espera-se que plataformas BIM gradativamente substituam plataformas CAD em razão das facilidades que ofertam.
BIM no Mapeamento Aéreo Com Drones
Agora que você já sabe o que é BIM, podemos explicar com maior tranquilidade como estes modelos digitais se relacionam com o Mapeamento Aéreo Com Drones.
Não há dúvidas que os drones revolucionaram o setor de construção civil. Atualmente, estes equipamentos são extensamente utilizados em todas as etapas de um projeto arquitetônico para cumprir diferentes objetivos técnicos.
Drones são poderosas ferramentas utilizadas durante o planejamento, execução e monitoramento de obras. Em todas essas etapas, dados obtidos por drones podem ser agregados à modelos BIM.
Planejamento de Obras
Na fase de planejamento, estes equipamentos já se tornaram indispensáveis, sendo extremamente indicados para realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental de projetos ligados a construção civil.
Antes da realização de um empreendimento arquitetônico, é sempre necessário obter mapas topográficos do terreno no qual será executada a obra. Estes dados podem ser obtidos por meio de drones e darão subsídios para formulação de projetos em plataformas BIM.
Além disso, drones são capazes de medir grandes áreas em pouco tempo, identificar áreas de risco, inconformidades ambientais e ainda inferir com precisão acerca de aspectos geomorfológicos de determinada área.
Execução e Monitoramento de Obras
Imagens aéreas obtidas por drones podem ser utilizadas na criação de modelos tridimensionais de alta precisão, os quais podem ser interpolados à projetos BIM para identificar possíveis irregularidades construtivas.
Da mesma forma, drones embarcados com sensores LiDAR podem ser utilizados para criar modelos tridimensionais ainda mais precisos e capazes de representar com fidelidade as feições tridimensionais de determinada construção.
Quando utilizados em conjunto com sistemas de posicionamento GNSS, drones são capazes de obter modelos tridimensionais com precisão espacial milimétrica. Dados de posicionamento global precisos são necessários para garantir que determinada obra está de fato sendo construída exatamente no local em que foi planejada.
Drones ofertam diversas soluções para o monitoramento de obras. A principal vantagem em se utilizar drones para monitorar obras estão ligadas às possibilidades de se cobrir grandes extensões de terra em pouco tempo e na alta precisão e confiabilidade dos dados obtidos com estes equipamentos.
Quando pensamos em obras de grande extensão geográfica, realizar monitoramentos de forma manual sem a utilização de drones é um procedimento que além de demandar muito tempo, também gera um aumento considerável nos custos finais de um empreendimento.
Drones são ferramentas incríveis de inspeção. Mesmo drones básicos, são extremamente úteis para realizar inspeções em telhados, fachadas e prédios de grandes dimensões.
Ao utilizar sensores infravermelhos, estes equipamentos são capazes de identificar em tempo real irregularidades estruturais, problemas elétricos e até mesmo prever possíveis acidentes.
Dados Obtidos Por Drones e BIM
Ao cruzar dados obtidos por drones com modelos gerados em BIM, somos capazes de enxergar o andamento de determinado projeto sob novas perspectivas.
Desta forma, é possível ter uma visão integrada de todos os aspectos de interesse de uma obra. Isto acaba reduzindo custos e tempo, além de mitigar erros e aumentar sensivelmente a qualidade final de determinado projeto.
Entretanto, para isso é necessário utilizar dados obtidos por drones em conjunto com plataformas digitais voltadas para o desenvolvimento de modelos BIM.
Se você deseja saber um pouco mais, abaixo irá encontrar algumas plataformas que permitem que esse tipo de interpolação de dados seja realizado.
Plataformas Para Criação de Modelos BIM
Embora seja uma técnica ligeiramente recente, muitas plataformas digitais ligadas ao BIM foram desenvolvidas nos últimos anos, trazendo uma série de possibilidades para utilização desta técnica de modelagem da informação em projetos de engenharia.
Dentre tantas opções de softwares para criação de modelos BIM, pode ser difícil escolher aquele que melhor se adeque ao seu projeto. Para ajudá-lo, abaixo listamos algumas das melhores plataformas presentes atualmente no mercado.
1 – AutoDesk Revit
Este é um dos softwares mais populares do mercado e referência quando o assunto é criação de modelos BIM. Ele permite que você crie, edite e visualize modelos tridimensionais de construções em um ambiente digital amigável e intuitivo.
Sendo um software popular, é simples encontrar tutoriais, cursos e treinamentos gratuitos disponíveis na web. No vídeo abaixo, você irá encontrar uma apresentação da AutoDesk sobre o Revit.
2 – Trimble Connect
Esta é uma plataforma desenvolvida exclusivamente para o setor de construção civil. Sendo baseada em nuvem, ela permite que você gerencie, visualize e compartilhe dados com toda a sua equipe de forma simples e acessível.
No vídeo abaixo, você irá encontrar uma apresentação do Trimble Connect, demonstrando suas principais funcionalidades para a criação de modelos BIM.
3 – Plannerly
Está é uma plataforma web desenvolvida para auxiliar o gerenciamento de projetos ligados à construção civil. Esta plataforma é uma excelente alternativa se você busca uma forma simples e fácil de gerenciar projetos BIM.
No vídeo abaixo, irá encontrar uma apresentação expondo as funcionalidades, ferramentas e recursos que o Plannerly oferta.
4 – BIMCollab
O BIMCollab é uma plataforma web desenvolvida para facilitar a comunicação entre diferentes ferramentas BIM. Este é um software ideal para quem busca uma forma simples de gerenciar projetos BIM de forma integrada e comunicativa.
No vídeo abaixo, você irá encontrar uma apresentação do BIMCollab, explicando detalhadamente como este software funciona na prática.
5 – Revizto
O Revizto é uma plataforma digital baseada em nuvem que permite que você crie, edite, visualize e compartilhe modelos tridimensionais e dados ligados ao BIM. Esta é uma plataforma muito simples de ser utilizada, aliando alta tecnologia a um ambiente simples e intuitivo.
No vídeo abaixo, você irá encontrar uma apresentação do Revizto expondo suas principais vantagens e funcionalidades.
Conheça a GeoSense
Para quem deseja saber um pouco mais sobre aplicações de drones na construção civil, recomendamos que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado “Conheça As Principais Aplicações De Drones Na Construção Civil”.
Se você deseja trabalhar profissionalmente com drones, não pode deixar de conhecer os cursos da GeoSense dedicados ao estudo de Drones e Fotogrametria Digital.
Abaixo, você irá encontrar os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Mapeamento Aéreo Com Drones.
Para profissionais iniciantes, recomendados o curso de Configuração, Legislação e Pilotagem de Drones, no qual você irá aprender tudo o que precisa saber para operar drones de forma otimizada, segura e de acordo com a legislação nacional.
Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.