Skip links

DJI Mavic 3 Enterprise: O Melhor Drone Para Mapeamento Aéreo em 2024

O DJI Mavic 3 Enterprise chega ao mercado trazendo muitas novidades para quem trabalha profissionalmente com Mapeamento Aéreo Com Drones.

Este é um drone que chegou para ficar, consolidando-se rapidamente como o melhor drone de sua categoria. Seja você um entusiasta ou um profissional da área de mapeamento, com toda certeza irá se surpreender com os recursos que este modelo de drone oferta.

Se você deseja saber um pouco mais, abaixo irá encontrar uma review completa dos recursos e ferramentas disponíveis para o DJI Mavic 3 Enterprise, considerando a sua utilização em mapeamentos aéreos voltados para a fotogrametria digital.

DJI Mavic 3 Enterprise: Principais Novidades Para a Série DJI Mavic 3

Se você ainda não conhece a série DJI Mavic 3, recomendados que acesse primeiro o conteúdo da GeoSense intitulado DJI Mavic 3: O Melhor Drone do Mercado em 2024?. Neste artigo, irá encontrar informações sobre as versões mais básicas desta série de drones da DJI.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o DJI Mavic 3 e a sua inserção no mercado de drones, podemos explicar com maior tranquilidade o que o DJI Mavic 3 Enterprise oferta de novidades.

O DJI Mavic 3 Enterprise é um drone muito superior às versões mais básicas da série DJI Mavic 3. Embora apresentem peso, dimensões e estrutura semelhantes, o DJI Mavic 3 Enterprise conta com tecnologias desenvolvidas exclusivamente para quem deseja trabalhar com fotogrametria digital e mapeamento aéreo.

Ainda que os modelos DJI Mavic 3 Classic e DJI Mavic 3 Cine sejam drones profissionais, estes não apresentam características muito adequadas para a fotogrametria digital. Estes equipamentos são ideais para quem deseja trabalhar com cinematografia, mas caso pretenda trabalhar com mapeamento aéreo, podem deixar a desejar.

As principais novidades do DJI Mavic 3 Enterprise estão ligadas ao suporte para Sistemas RTK, a presença de obturadores mecânicos e upgrades em seus sensores.

A série DJI Mavic 3 Enterprise conta ainda com todos os recursos tecnológicos que consagram a série DJI Mavic 3. Se você busca um drone comercial de alta tecnologia para trabalhar com fotogrametria digital, o DJI Mavic 3 Enterprise pode ser a melhor opção para você.

Esta série chega ao mercado em dois modelos distintos, o DJI Mavic 3E e o DJI Mavic 3T. No vídeo abaixo, você irá encontrar uma apresentação da própria DJI expondo os principais recursos tecnológicos dos modelos DJI Mavic 3 Enterprise.

Agora que você já sabe o que esperar do DJI Mavic 3 Enterprise, abaixo irá encontrar informações um pouco mais detalhadas sobre os recursos e especificações destes modelos de drone.

DJI Mavic 3 Enterprise: Especificações da Aeronave e Controle Remoto

Embora apresente tecnologias mais modernas, a série DJI Mavic 3 Enterprise é muito semelhante aos modelos mais básicos da série DJI Mavic 3.

Se você está habituado a utilizar drones da série Mavic, não irá encontrar diferenças gritantes no que diz respeito à portabilidade, design, dimensões e estrutura do DJI Mavic 3 Enterprise.

Para quem busca portabilidade aliada a uma alta tecnologia para mapeamento aéreo, a série DJI Mavic 3 Enterprise é extremamente recomendada.

Embora conte com a adição de novos recursos, o DJI Mavic 3 Enterprise pesa apenas um pouco mais que modelos mais antigos da série DJI Mavic 3. O modelo DJI Mavic 3E pesa 915 gramas, enquanto o modelo DJI Mavic 3T pesa 920 gramas.

Estes modelos de drone são capazes de atingir velocidades de até 54 km/h ou 15 m/s e podem ser operados a distâncias de até 32 km do controle remoto.

Um incremento de grande importância da série Enterprise está ligado a presença de sistemas GNSS RTK. Para o posicionamento global, estão disponíveis sistemas de GPS, Galileo, BeiDou e GLONASS. Você terá acesso ao sistema GLONASS apenas quando o módulo RTK estiver ligado.

A presença de um Sistema RTK é um ponto extremamente favorável para quem trabalha com mapeamento aéreo. Isto acontece porque ao realizar levantamentos aéreos você não terá que alocar muitos pontos de controle em solo. Em geral, apenas um único ponto será suficiente para atingir precisão espacial milimétrica para o seu projeto.

Se você não sabe muito bem o que são pontos de controle, recomendamos que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado “Pontos de Controle em Solo (GCP’s): Um Guia Completo Para Usuários de Drone”.

O controle remoto do DJI Mavic 3 Enterprise é o CR PRO DJI Enterprise. Este controle é o mais moderno da DJI e conta com sistema de transmissão DJI O3 Enterprise, prometendo transmissão de vídeos livre de interferências por até 15 km de distância do controle.

Além disso, os controles CR PRO DJI possuem bateria com duração de aproximadamente 3 horas, sendo suficiente para a maioria dos projetos ligados à levantamentos aéreos com drones. Você pode ainda utilizá-lo sem a necessidade de acoplar o seu smartphone ou tablet.

DJI Mavic 3 Enterprise: Recursos de Câmera

Para quem deseja trabalhar profissionalmente com mapeamento aéreo com drones, câmeras de alta qualidade são fundamentais e o DJI Mavic 3 Enterprise não deixa a desejar neste requisito.

A câmera do DJI Mavic 3E é similar à de drones mais básicos da série DJI Mavic 3. Apresentando duas câmeras Hasselblad, a primeira CMOS com 4/3 polegadas e qualidade máxima de 20 MP e a segunda CMOS de 1/2 polegada e qualidade máxima de 12 MP.

Além disso, este modelo de drone também é capaz de utilizar zoom híbrido de até 56x para captura de imagens e vídeos aéreos.  

O grande destaque para as câmeras do DJI Mavic 3E está ligado à presença de obturadores mecânicos. Este tipo de obturador é mais eficiente para a realização de levantamentos aéreos voltados para a fotogrametria digital quando comparados com obturadores eletrônicos.

Drones DJI Mavic 3 Classic, DJI Mavic 3 Cine e DJI Mavic 3T utilizam de obturadores eletrônicos. Por este motivo, não são drones muito indicados quando o assunto é fotogrametria digital.

O modelo DJI Mavic 3T se destaca por possuir uma câmera termográfica, contemplando três câmeras no total. Porém, as duas câmeras óticas são CMOS de 1/2 polegada, podendo atingir qualidade máxima de 48 MP na primeira câmera e 12 MP na segunda.

A presença de uma câmera termográfica torna esse drone ideal para aplicações que envolvem a utilização do espectro do infravermelho. Este drone pode ser utilizado no monitoramento de painéis solares, na prevenção e combate de incêndios, no setor de segurança, na agricultura de precisão, entre outras áreas de interesse.

Antes de adquirir um drone DJI Mavic 3T, esteja atento às oportunidades de trabalho na sua região. Se pretende trabalhar com fotogrametria digital, o equipamento mais adequado é o DJI Mavic 3E. Se você não sabe muito bem o que são câmeras termográficas, recomendamos que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado “Câmeras Térmicas Para Drones: O Que são e Quais as Principais Aplicações Dessa Tecnologia”.

DJI Mavic 3 Enterprise: Recursos de Segurança

A série DJI Mavic 3 se consagrou por apresentar drones com sistemas de segurança altamente eficientes. Não seria diferente para a série DJI Mavic 3 Enterprise.

Os sensores de detecção do DJI Mavic 3 Enterprise incluem sensores traseiros, dianteiros, laterais, inferiores, superiores e ambiente operacional frontal, traseiro, lateral e superior.

Para quem busca um drone que possa ser operado em segurança mesmo em ambientes nada amigáveis, esta é a melhor opção disponível no mercado.

O sensor dianteiro é capaz de detectar objetos a uma distância de até 200 metros do drone. Juntamente com os outros sensores, você terá uma excelente margem de segurança para que você possa voar em áreas urbanas, no interior de edifícios ou outras áreas de risco.

Para conferir ainda mais segurança, o DJI Mavic 3 Enterprise conta com sistema de Return to Home altamente eficiente e com a nova versão do APAS 5.0, sistema de segurança responsável por auxiliar o piloto durante o voo.

DJI Mavic 3 Enterprise: Recursos de Bateria e Tempo de Voo

Prometendo impressionantes 45 minutos de autonomia de voo, as baterias do DJI Mavic 3 são recursos altamente cobiçados por quem deseja adquirir estes equipamentos.

As baterias da série Enterprise são exatamente iguais às baterias da série Classic ou Cine. Se você possui um modelo de drone DJI Mavic 3 e deseja adquirir um drone DJ Mavic 3 Enterprise, você pode utilizar as mesmas baterias sem problemas.

Isto pode ser uma vantagem considerável se você deseja trocar de equipamento e já possui algumas baterias extras para o DJI Mavic 3. Resalta-se que para quem deseja trabalhar com mapeamento aéreo, mesmo com uma autonomia de 45 minutos, apenas uma única bateria não será suficiente para realizar serviços de mapeamento.

Por isso, adquirir pacotes Fly More é sempre recomendado se você deseja trabalhar profissionalmente com aerofotogrametria digital. Com apenas três baterias disponíveis, você será capaz de realizar a maior parte dos projetos que envolvem mapeamento aéreo.

Se deseja saber um pouco mais sobre baterias para drones, recomendamos que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado “Baterias de Drones (LiPO): Tudo o Que Você Precisa Saber”.

DJI Mavic 3E X DJI Phantom 4 Pro RTK

Não há dúvidas que o DJI Phantom 4 Pro RTK é um drone altamente indicado para quem deseja trabalhar com mapeamento aéreo e fotogrametria digital.

Entretanto, o DJI Mavic 3E supera o DJI Phantom 4 Pro RTK em todos os aspectos de interesse para o mapeamento aéreo com drones. O DJI Mavic 3E além de ser um drone muito mais leve e portátil, também apresenta melhores recursos de câmera, transmissão de vídeo, bateria, posicionamento e segurança.

Espera-se que a linha DJI Phantom 4 Pro RTK seja descontinuada em breve e que usuários de drones migrem gradativamente para o DJI Mavic 3E. Se você possui um drone DJI Phantom 4 Pro RTK, pode ser uma boa ideia trocá-lo por um drone DJI Mavic 3E o quanto antes.

Se deseja saber um pouco mais sobre especificações de drones para mapeamento aéreo, recomendamos que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado “Como Escolher Um Drone Para Mapeamento?”.

Conheça a GeoSense

Se você deseja trabalhar profissionalmente com drones, não pode deixar de conhecer os cursos da GeoSense dedicados ao estudo de Drones Fotogrametria Digital.

Abaixo, você irá encontrar os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Mapeamento Aéreo Com Drones.

Para profissionais iniciantes, recomendados o curso de Configuração, Legislação e Pilotagem de Drones, no qual você irá aprender tudo o que precisa saber para operar drones de forma otimizada, segura e de acordo com a legislação nacional.

Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.

Leave a comment

Ampliar
Arrastar