Drone Deploy: Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Começar
Se você trabalha ou pretende trabalhar com drones, é bem provável que já tenha ouvido falar do Drone Deploy. Este é um aplicativo muito popular entre usuários de drones, sendo extensamente utilizado para realizar mapeamentos aéreos comerciais.
Para quem está iniciando e deseja seguir carreira como piloto de drones, é fundamental que possua um conhecimento sólido em como operar o Drone Deploy ao menos para planejar e executar voos automatizados.
Se você não sabe muito o bem o que é ou como funciona o Drone Deploy, abaixo iremos apresentar algumas informações que podem ajudá-lo a utilizar este aplicativo para drones.
1 – O que é o Drone Deploy?
Seja para realizar voos sem compromisso ou conduzir projetos extensos de mapeamento, o Drone Deploy é uma excelente opção de trabalho e apresenta uma série de funcionalidades desenvolvidas para atender exclusivamente o mercado de Mapeamento Aéreo Com Drones.
Este é um aplicativo completo, com ferramentas de automação capazes de realizar o planejamento, a execução de voos e o processamento de dados. Além disso, o Drone Deploy é uma plataforma de computação em nuvem, desenvolvido para facilitar procedimentos ligados a captura e ao processamento de dados.
A principal vantagem em se utilizar o Drone Deploy, está ligada às facilidades em se planejar voos e executá-los em campo de forma automatizada. Com apenas alguns poucos cliques, você será capaz de configurar voos automatizados para o seu drone e executá‑los com segurança, precisão e facilidade.
Além disso, o Drone Deploy apresenta uma interface amigável e intuitiva, sendo muito simples de ser operado tanto em campo quanto em escritório. Isso quer dizer que, mesmo que você seja um profissional iniciante, irá familiarizar-se facilmente com o Drone Deploy.
Com uma comunidade de usuários extensa e ativa, você irá encontrar tutoriais, e‑books e cursos completos na web, que podem facilitar sensivelmente o seu aprendizado inicial.
No vídeo abaixo, é possível observar uma apresentação do aplicativo Drone Deploy, destacando‑se as suas principais funcionalidades para o mapeamento aéreo com drones.
2 – Quais Drones São Compatíveis Com o Drone Deploy?
Uma das desvantagens deste aplicativo é que ele não possui compatibilidade com todos os modelos de drones presentes no mercado, sendo mais voltado para drones da DJI.
Se o seu equipamento não é um drone DJI, é bem provável que este aplicativo não seja capaz de planejar e executar voos. Então, esteja sempre atento a estes detalhes antes de tentar utilizar o Drone Deploy em um mapeamento aéreo.
Se o seu drone é compatível com o Drone Deploy, você pode planejar e executar voos gratuitamente. Caso deseje processar dados, você irá precisar adquirir uma licença válida.
Caso o seu drone não possua compatibilidade com o Drone Deploy, você poderá processar dados por meio de uma licença válida, porém, não será capaz de planejar e executar voos.
Abaixo, você irá encontrar uma lista com todos os drones suportados pelo Drone Deploy até o momento.
- Inspire 1
- Inspire 2
- Mavic Air
- Mavic Air 2
- Air 2S
- Mavic Pro
- Mavic Pro Platinum
- Mavic 2 Pro
- Mavic 2 Enterprise Zoom
- Mavic 2 Enterprise Dual
- Mavic 2 Enterprise Advanced
- Mavic 3
- Mavic Mini
- Mavic Mini 2
- Phantom 3
- Phantom 4
- Phantom 4 Advanced
- Phantom 4 Pro
- Phantom 4 Pro v2.0
- Matrice 100
- Matrice 200
- Matrice 210
- Matrice 210 RTK
- Matrice 200 V2
- Matrice 210 V2
- Matrice 210 RTK V2
- Matrice 300 RTK
- Matrice 600 Pro
- Skydio 2
- Skydio 2+
- Skydio X2
- Skydio X2E
- Wingtra
- Parrot
- Yuneec
- Flyability Elios
- Autel
- SenseFly
Para saber um pouco mais sobre a compatibilidade de drones com o Drone Deploy, você pode acessar este link, onde irá encontrar informações completas sobre o suporte deste aplicativo para câmeras e drones.
3 – Quais Smartphones e Tablets São Compatíveis Com o Drone Deploy?
Se você deseja utilizar o Drone Deploy para planejar e executar voos, é necessário que você possua um smartphone ou tablet, o qual será conectado ao controle remoto do seu drone durante o mapeamento aéreo.
Entretanto, o Drone Deploy não é compatível com todos os sistemas Android ou iOS, então, esteja sempre atento se o aparelho que pretende utilizar possui compatibilidade com este aplicativo. Em geral, sistemas iOS tendem a ser mais estáveis, seguros e eficientes que sistemas Android.
As três principais famílias de dispositivos recomendados para o Drone Deploy são: Apple iPad Pro, iPad (2020+) ou iPad Mini 5; Apple iPhone 11 ou mais recente e Samsung Galaxy S9 ou mais recente.
Abaixo, você irá encontrar uma lista completa de todos os aparelhos suportados pelo Drone Deploy até o momento. Ainda que você possa utilizar outros sistemas além dos listados abaixo, isto não é recomendado e poderá causar uma série de problemas durante o voo.
Sistemas Android
- Samsung Galaxy S9, S9+
- Samsung Galaxy S8, S8+
- Samsung Galaxy S7, borda S7
- Samsung Galaxy Note 5
- Samsung Galaxy Tab S4
- Samsung Galaxy Tab S3
- Google Pixel 3, Pixel 3 XL
- Google Pixel 2, Pixel 2 XL
- Google Pixel, Pixel XL
- Google Nexus 5X
Sistemas iOS
- iPad Pro (2015+)
- iPad Air (2020+)
- iPad (2020+)
- iPad Mini 5
- iPad Mini 6
- iPhone 11, 11 Pro, 11 Pro Max
- iPhone X, Xs, Xs Max
- iPhone 8
4 – Como Fazer o Download e Registro do Drone Deploy?
Você pode realizar o download gratuito do Drone Deploy para o smartphone ou tablet que irá utilizar para realizar o mapeamento aéreo.
Após o download, é necessário criar uma conta para poder utilizar o aplicativo. Se não deseja assinar uma licença profissional, você pode criar uma conta de teste grátis, que ficará ativa por 14 dias.
Os planos de assinatura do Drone Deploy são voltados ou para Equipes ou Individuais, apresentando diferenças quanto ao número de usuários que podem acessar o software, entre outras melhorias voltadas para torná-lo mais adequado para empresas, facilitando a comunicação entre equipes de campo e de escritório.
Se você está começando, um plano Individual é mais do que suficiente para dar os primeiros passos no processamento de dados pelo Drone Deploy. Lembrando que, você somente pode criar uma conta grátis de teste para planos Individuais básicos.
Além do plano Individual Básico, você ainda pode assinar o plano Individual Avançado, o qual permite o processamento de um número maior de fotos, acesso ilimitado ao processamento de Pontos de Controle Em Solo (GCP), processamento de dados obtidos por sensores radiométricos e térmicos, entre outras opções.
Se deseja experimentar planos além do Individual Básico, você pode solicitar uma demonstração. Para isso, você deve preencher um pequeno formulário e enviá-lo para a empresa para requisitar a sua versão demo.
Além disso, o Drone Deploy oferta planos de assinatura voltados para áreas específicas do conhecimento, como Agricultura, Construção, Energia e Gerenciamento de Propriedades. Estes planos apresentam soluções automatizadas para captura, processamento de dados e criação de produtos específicos.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre todos os planos de assinatura ofertados pelo Drone Deploy, você pode acessar este link, onde irá encontrar informações completas sobre todas as opções de assinatura desse software.
5 – Como Planejar e Executar Voos No Drone Deploy?
Se você já fez o download do Drone Deploy e já possui uma conta válida para utilizá-lo, agora é hora de planejar e executar o seu primeiro voo utilizando o aplicativo.
Para isso, é necessário que conheça o polígono que representa as coordenadas geográficas limitantes da área que deseja mapear. É importante que você sempre extrapole os limites para um pouco além dos limites reais do mapeamento, esta medida é fundamental para obter resultados um pouco mais precisos e detalhados.
Você pode utilizar o Google Earth Pro para obter um arquivo .kml que represente a área que deve ser mapeada pelo seu drone ou desenhá-la diretamente por sobre a tela do seu smartphone ou tablet utilizando o Drone Deploy. Caso prefira, também é possível realizar este procedimento diretamente pelo site e exportar os dados para o aplicativo.
Você também pode importar arquivos do tipo shapefile ou .shp. Arquivos .kmz não são aceitos pelo aplicativo.
Após a determinação da área que será mapeada no aplicativo, você precisa planejar aspectos técnicos do seu voo. Para isso, deve estipular qual será o ponto de partida do levantamento, quantas fotos devem ser obtidas em determinado intervalo de tempo, qual será a velocidade do voo, como será o caminhamento do drone e qual a altura que ele deve voar.
Você também pode configurar opções de segurança ligadas a detecção e desvio de obstáculos caso o seu drone possua sensores adequados para estas funções. Além disso, o Drone Deploy também oferta configurações de voo para automatizar o retorno de drones para troca de baterias.
Antes de executar o voo em campo, recomendamos que você também esteja atento a alguns detalhes operacionais indicados pelo Drone Deploy em seu site. Você pode acessar a lista completa das configurações para voar clicando neste link.
Se ainda tem dúvidas, no vídeo abaixo, você irá encontrar uma demonstração completa da utilização do Drone Deploy, desde o planejamento do voo até o processamento de dados.
Se deseja saber um pouco mais sobre outros softwares utilizados no Mapeamento Aéreo Com Drones, você pode acessar o blogpost da GeoSense intitulado Conheça os 7 Melhores Softwares de Mapeamento Aéreo Com Drones em 2021.
Caso seja um iniciante, antes de realizar o seu primeiro voo no Drone Deploy, recomendados que tenha um conhecimento sólido sobre a legislação de drones no Brasil. Você irá encontrar uma série de informações de interesse no artigo denominado Drones, Legislação e Privacidade: Um Guia Prático Para Usuários de Drones.
Conheça a GeoSense
Se você deseja trabalhar profissionalmente com drones, não pode deixar de conhecer os cursos da GeoSense dedicados ao estudo de Drones e Fotogrametria Digital.
Abaixo, você irá encontrar todos os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Mapeamento Aéreo Com Drones.
Para profissionais iniciantes, recomendados o curso de Configuração, Legislação e Pilotagem de Drones, no qual você irá aprender tudo o que precisa saber para operar drones de forma otimizada, segura e de acordo com a legislação nacional.
Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.