Skip links

Fotogrametria de Baixo Custo: Drones, Hardwares e Softwares

Se você pretende trabalhar com drones, a maior parte do seu investimento inicial deve estar voltada para a aquisição de dois equipamentos: uma aeronave capaz de obter imagens áreas de qualidade e um computador para o processamento de dados.

Além disso, caso opte por processar dados em softwares como Agisoft Metashape ou Pix4D, você irá precisar adquirir uma licença válida para operá-los e isto acaba por elevar ainda mais o valor inicial de seu investimento.

Para quem está começando, é recomendado ainda que realize cursos e capacitações profissionais para o Mapeamento Aéreo Com Drones e se for o caso, você também deve incluir estes valores no seu investimento inicial.

Entretanto, existem opções satisfatórias para quem pretende realizar um investimento mínimo sem afetar substancialmente a qualidade dos produtos finais do mapeamento aéreo. Você pode, por exemplo, utilizar um software gratuito para processar dados e optar por um modelo de drone com custo-benefício ideal para quem está começando.

Para ajudá-lo, abaixo iremos apresentar algumas opções de drones, hardwares e softwares de baixo custo para quem deseja trabalhar com Fotogrametria Digital associada ao Mapeamento Aéreo com Drones e não pretende realizar um investimento muito alto para começar.

Modelos de Drones Para a Fotogrametria de Baixo Custo

Nas últimas décadas, a indústria de drones cresceu de forma avassaladora, atingindo uma grande parcela do mercado global. Estes equipamentos rapidamente se popularizaram e já se tornaram fundamentais para cumprir uma série de objetivos técnicos associados à Fotogrametria Digital e ao Mapeamento Aéreo Com Drones.

Além disso, uma série de tecnologias foram desenvolvidas e aprimoradas para atender necessidades especificas do setor e acompanhar todas as novidades tecnológicas da indústria de drones pode ser uma tarefa complicada para quem está apenas começando.

Se você pretende ingressar na área e não possui muito dinheiro para investir, é estritamente necessário que opte por modelos de drones que apresentem custo-benefício ideal e que sejam capazes de adquirir imagens aéreas de qualidade suficiente para a fotogrametria digital.

Atualmente, as melhores opções presentes mercado para iniciantes são modelos de drones de linhas populares da DJI. Modelos como o DJI Mini 2, DJI Mavic 2, DJI Mavic Air 2, DJI Air 2S e DJI Phantom 4 são exemplos de excelentes equipamentos para quem está começando.

Entretanto, você deve se atentar a uma série de fatores antes de se decidir pela compra de um equipamento que seja capaz de anteder às suas expectativas profissionais. Se deseja saber um pouco mais, recomendados que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado Como Escolher Um Drone Para Mapeamento?.

Você também pode acessar os conteúdos 3 Drones Com Melhor Custo-benefício Em 2021 e Conheça o Air2S: O Drone All-In-One da DJI para conhecer um pouco mais acerca de modelos de drones populares da DJI e que podem ser utilizados em mapeamentos aéreos.

As melhores opções de drones do mercado para quem está começando e pretende realizar um investimento não muito elevado são os modelos da série DJI Phantom 4.

Para o Mapeamento Aéreo Com Drones, drones da série DJI Phantom 4 Pro apresentam uma série de vantagens se comparados a outros modelos populares da DJI.

Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre este assunto, abaixo iremos apresentar as principais vantagens de drones DJI Phantom 4 Pro e porque este continua sendo um dos melhores equipamentos do mercado para quem pretende trabalhar com fotogrametria digital.

Por que o DJI Phantom 4 Pro ainda é uma das melhores opções para o Mapeamento Aéreo Com Drones?

Ainda que drones DJI Phantom 4 Pro não apresentem alguns dos recursos tecnológicos mais modernos da DJI, esta linha de drones continua sendo a mais indicada para realizar mapeamentos aéreos voltados para a fotogrametria digital.

Uma das principais vantagens do DJI Phantom 4 Pro está ligada a presença de um mecanismo denominado Obturador Mecânico, responsável por abrir e fechar a câmera durante uma sessão de imagens aéreas.

Drones da série DJI Mavic 2 ou DJI Phantom 4 Standard, por exemplo, utilizam de um Obturador Eletrônico para cumprir esta função e não apresentam os melhores resultados para captura de um grande número de imagens aéreas em espaços curtos de tempo.

Isto acontece porque obturadores mecânicos abrem e fecham os sensores por meio de uma barreira física, enquanto os obturadores eletrônicos funcionam ligando e desligando os sensores durante a aquisição de uma sequência de fotos.

Ao utilizar um obturador eletrônico para capturar um grande número de imagens aéreas em sequência, é comum que as mesmas apresentem distorções visuais que devem ser corrigidas durante o processamento de dados e a qualidade dos modelos tridimensionais gerados pode diminuir sensivelmente.

Drones DJI Phantom 4 Pro são ainda extremamente resistentes, seguros, de alta durabilidade, apresentando uma aerodinâmica excelente, uma autonomia de voo satisfatória e qualidade de imagem suficiente para a realização de levantamentos aerofotogramétricos.

Além disso, a série Phantom vem sendo desenvolvida há um bom tempo pela DJI e isto acabou refletindo em uma tecnologia robusta que confere excelência operacional para os drones mais modernos da série, como DJI Phantom 4 Pro V2.0.

É comum que usuários de drones DJI Phantom 4 Pro permaneçam utilizando os seus equipamentos por um longo período de tempo, sem a pretensão de trocá-los por drones de outras séries como a DJI Mavic 2 Pro.

Se você está começando e pretende trabalhar com aerofotogrametria, os modelos da linha DJI Phantom 4 Pro continuam sendo as melhores opções presentes do mercado e você não irá se arrepender de adquirir um drone desta série.

Uma opção mais em conta é o DJI Phantom 4 Advanced, que consiste em um modelo similar ao DJI Phantom 4 Pro, apresentando Obturadores Mecânicos e sendo também indicados para quem pretende trabalhar com aerofotogrametria digital.

Embora apresentem um valor de mercado um pouco mais elevado, os modelos de drones da série DJI Phantom 4 Pro e DJI Phantom 4 Advanced, são excelentes opções de equipamento para quem pretende trabalhar profissionalmente com aerofotogrametria, superando grande parte dos modelos de drones de linhas populares da DJI.

Para quem deseja investir ainda mais, a série DJI Phantom 4 Pro RTK/PPK conta com suporte para tecnologias de posicionamento GNSS, sendo uma excelente opção para quem pretende trabalhar com aerofotogrametria associada à agrimensura.

Agora que você já sabe porque o DJI Phantom 4 Pro continua sendo uma das melhores opões do mercado para o Mapeamento Aéreo Com Drones, abaixo iremos apresentar algumas considerações para quem pretende investir em hardwares de baixo custo para trabalhar com Fotogrametria Digital.

Hardwares Para a Fotogrametria de Baixo Custo

A exigência de um computador robusto para o processamento de dados é responsável por elevar em muito o valor inicial de investimento para quem pretende trabalhar com Fotogrametria Digital.

Grande parte dos usuários de drones iniciantes adquirem primeiramente uma aeronave e se esquecem que irão precisar de um computador de alta tecnologia para que seja possível processar dados de forma eficiente e otimizada.

Se você possui uma aeronave, realizou um mapeamento aéreo e agora necessita processar dados com urgência, porém, não possui um hardware capaz de operar softwares de fotogrametria, existem algumas soluções que podem ajudá-lo inicialmente.

A primeira delas é procurar por alguma empresa especializada que processe dados de forma terceirizada. É claro que para isso, você irá precisar desembolsar uma boa quantia, entretanto, esta pode ser uma solução satisfatória em casos de urgência.

Com toda certeza, você irá encontrar uma série de empresas e profissionais autônomos que podem ajudá-lo prestando este tipo de serviço.

É muito comum que usuários de drone iniciantes ainda não possuam um computador adequado para a fotogrametria digital, então, não hesite em procurar ajuda, isto pode ser fundamental para impulsionar a sua carreira como piloto de drones profissional.

Com o advento da Computação em Nuvem, processar dados se tornou um procedimento ligeiramente mais acessível para usuários de drones e se antes possuir um hardware de alta tecnologia era fundamental, atualmente, mesmo utilizando um hardware básico, é possível contratar serviços especializados em processamento de dados na nuvem.

Este o caso do WebODM, um software gratuito de fotogrametria que oferta serviços de computação em nuvem. Se você não possui um hardware de alta tecnologia, esta pode ser uma excelente opção, uma vez que você não irá precisar adquirir uma licença para operar o WebODM e irá pagar apenas para contratar os serviços de processamento de dados em nuvem.

A nova versão do Agisoft Metashape também oferta serviços de processamento de dados em nuvem e embora este seja um software pago, ele é uma das melhores opções e um dos softwares mais indicados para quem pretende trabalhar com fotogrametria digital.

Caso você já possua um hardware básico ou intermediário, uma boa opção para o processamento de dados é o software Reality Capture, desenvolvido pela empresa eslovaca Capturing Reality em 2016 e voltado para ser operado em hardwares um pouco menos robustos. Entretanto, este software não é gratuito e você também deve assinar uma licença para operá-lo.

De qualquer maneira, se você pretende se tornar um piloto de drones profissional e trabalhar com Mapeamento Aéreo Com Drones, é fundamental que em algum momento de sua carreira invista em um computador de alta tecnologia, com um bom suporte de Memória RAM, Placas de Vídeo e Processadores de última geração.

Uma boa dica para quem pretende realizar um investimento a longo prazo, é montar um Desktop aos poucos, buscando sempre as melhores opções do mercado em termos de custo-benefício e momentos oportunos para adquirir as peças que irão compor o seu computador.

Se você ainda não sabe muito bem ao que deve estar atento antes de investir em um hardware voltado para o processamento de dados, recomendados que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado Dicas Para Comprar Um PC Para o Mapeamento Aéreo Com Drones.

Softwares Para a Fotogrametria de Baixo Custo 

Quem pretende trabalha com drones deve possuir um sólido conhecimento operacional em uma série de plataformas digitais que incluem softwares de Fotogrametria Digital, Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e, em alguns casos, softwares de Edição de Vídeo.

Para quem está começando, pode ser oneroso investir em licenças de softwares pagos como o ArcGIS Pro e o Agisoft Metashape. Estes softwares possuem valores de mercado muito elevados e se você acabou de investir em um drone e em um hardware para começar a trabalhar, pode estar bem aquém do seu orçamento adquirir uma licença válida para operá-los.

Entretanto, existem muitas opções de plataformas gratuitas para quem não deseja realizar um investimento muito alto para começar. Você pode, por exemplo, utilizar o QGIS para manipular dados geográficos e obter resultados muito semelhantes ao ArcGIS Pro.

Outra opção gratuita e que apresenta excelentes resultados é o Google Earth Engine. Apresentando uma interface totalmente online, esta plataforma permite a aquisição, análise e processamento de dados geográficos por meio de linguagem de programação e computação em nuvem.

Para o processamento de imagens aéreas e criação de modelos tridimensionais, a melhor opção gratuita do mercado é o software WebODM. Este software é capaz de processar dados e gerar resultados muito próximos daqueles obtidos no Agisoft Metashape ou Pix4D.

Entretanto, para utilizá-lo gratuitamente, você deve realizar instalação de forma manual e este processo pode ser um pouco laborioso. De qualquer maneira, se você está disposto a trabalhar em uma plataforma gratuita, com um pouco de dedicação, qualquer um é capaz de instalar e operar o WebODM sem muitas dificuldades.

Além disso, você irá encontrar com facilidade tutoriais, conteúdos explicativos e cursos voltados para o processamento de dados em softwares gratuitos, que irão lhe ensinar o passo-a-passo para trabalhar nestas plataformas de forma otimizada.

Se você deseja saber um pouco mais, recomendados que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado Os 5 Melhores Softwares Gratuitos de Fotogrametria em 2022.

Conheça a GeoSense

Se você está começando agora e deseja trabalhar profissionalmente com drones, não pode deixar de conhecer os cursos da GeoSense dedicados ao estudo de Drones e Fotogrametria Digital.

Abaixo, você irá encontrar todos os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Mapeamento Aéreo Com Drones.

Para profissionais iniciantes, recomendados o curso de Configuração, Legislação e Pilotagem de Drones, no qual você irá aprender tudo o que precisa saber para operar drones de forma otimizada, segura e de acordo com a legislação nacional.

Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.

Leave a comment

Ampliar
Arrastar