Skip links

8 Motivos Para Aprender Sistemas de Informação Geográfica (SIG)

Seja para acessar o Google Maps, pedir um Uber ou mandar a localização para um amigo no WhatsApp, já estamos habituados a utilizar frequentemente Sistemas de Informação Geográfica (SIG) em nosso dia-a-dia, ainda que você não saiba muito bem o que são ou como funcionam estas plataformas.

Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são ferramentas fundamentais para o gerenciamento do espaço geográfico e saber trabalhar de forma independente em Softwares de SIG, como o ArcGIS e o QGIS, já se tornou um requisito profissional obrigatório para profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Se você ainda não sabe o que é SIG, recomendados que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado O que é um Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Se deseja aprender um pouco mais sobre o universo dos SIG’s e as suas perspectivas para o mercado de trabalho, abaixo listaremos 8 Motivos Para Aprender Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

1 – SIG É UM MERCADO EM EXPANSÃO

O mercado de tecnologias geoespaciais está em constante expansão, criando novas oportunidades para profissionais de diferentes áreas de formação e níveis de experiência.

A demanda de serviços relacionados a Sistemas de Informação Geográfica (SIG) tem crescido exponencialmente e espera-se que novas aplicações surjam gradativamente nos próximos anos, aumentando ainda mais o campo de atuação para profissionais da área.

De acordo com o relatório anual da Prescient & Strategic Intelligence, o mercado global relacionado a SIG prevê um faturamento na ordem de 25.6 bilhões de dólares até o ano de 2030.

Desenvolver as suas habilidades em plataformas de SIG em um mundo cada vez mais dependente desta tecnologia é uma excelente alternativa para quem busca crescimento econômico a curto, médio ou longo prazo.

Nunca é tarde para começar e você não irá se arrepender de estar bem posicionado futuramente em um mercado que só tende a crescer e a criar novas e melhores oportunidades para profissionais da área.

2 – SIG É UMA TECNOLOGIA VERSÁTIL

Em razão de ser uma tecnologia versátil, profissionais de SIG tendem a encontrar oportunidades de trabalho em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Independente da sua formação, você irá encontrar uma série de possibilidades de aplicações de SIG’s voltadas para atender necessidades específicas ligadas à sua área de atuação.

As possibilidades de aplicações de SIG são imensas e vão desde análises geoespaciais voltadas para áreas como ciências biológicas, da saúde e humanas, até aplicações complexas envolvendo grandes projetos de engenharia, mineração ou meio-ambiente.

Não podemos esquecer que SIG’s são basicamente Sistemas de Informação e oferecem também muitas oportunidades de trabalho para profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares e aplicativos.

Além disso, grande parte das tecnologias atuais possuem relações estreitas com o desenvolvimento de SIG’s, como é o caso dos Drones, Internet das Coisas (IOT), Carros Autômatos ou de tecnologias de Realidade Aumentada.

SIG’s são fundamentais para o Mapeamentos Aéreo Com Drones e até mesmo conhecimentos básicos acerca do domínio conjunto destas tecnologias podem conferir um excelente posicionamento no mercado de trabalho e apresentam uma ampla gama de aplicações comerciais.

Além disso, uma boa parte das aplicações que envolvem Realidade Aumentada são extremamente dependentes do uso de SIG’s e conforme estas tecnologias se aproximam, novas oportunidades de trabalhos surgem para profissionais da área.  

Se deseja saber um pouco mais sobre este assunto, você pode acessar o nosso blog post Realidade Aumentada (AR) em Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

A versatilidade de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) é impressionante e se você busca uma profissão que permita integração com praticamente todas as áreas do conhecimento, aprender SIG pode ser uma excelente alternativa para você.

3 – SIG É FÁCIL DE APRENDER

Embora possamos pensar que aprender SIG é um processo difícil, na realidade ele não é. Com algum conhecimento básico em informática, qualquer um é capaz de aprender a trabalhar em plataformas como o ArcGIS e QGIS.

Para trabalhar com SIG não é necessário que você possua um computador de alta tecnologia e até mesmo hardwares básicos são capazes de operar softwares como o QGIS ou versões mais antigas do ArcGIS.

A grande disponibilidade de softwares gratuitos é outro ponto que acaba por tornar o aprendizado de SIG ainda mais acessível e você não irá precisar realizar um investimento muito alto para aprender a trabalhar em softwares como o QGIS, GRASS GIS ou SAGA GIS.

Você também irá encontrar uma série de empresas que ofertam cursos de excelência, que acabam por facilitar ainda mais o aprendizado de SIG e que podem ajudá-lo a dar os primeiros passos em sua carreia com segurança.

Além disso, a acessibilidade a conteúdos disponíveis gratuitamente na web facilita ainda mais o aprendizado de SIG, principalmente se você já possui um conhecimento básico em algum software e busca realizar operações um pouco mais complexas.

4 – SIG É UM CONHECIMENTO COMPLEMENTAR

Em um mundo cada vez mais dependente de tecnologias geoespaciais, possuir habilidades básicas em SIG já se tornou um requisito obrigatório para diversas áreas do conhecimento.

Ainda que você não vá trabalhar diretamente com geotecnologias, ter alguma habilidade em operar softwares de SIG é um diferencial desejável para contratação em muitas empresas e que pode garantir um posicionamento mais elevado no mercado de trabalho.

Para quem deseja trabalhar na área acadêmica, SIG’s são ferramentas incríveis que permitem que você agregue valor a pesquisas cientificas e que apresentam muitas aplicações pedagógicas.

Com a aderência de SIG’s em praticamente todas as áreas do conhecimento, espera-se que nos próximos anos, saber trabalhar em plataformas de SIG se torne tão importante quanto manipular uma tabela no Microsoft Excel ou um documento no Microsoft Word.

Diante da necessidade crescente de profissionais multidisciplinares, quem possui um conhecimento básico em SIG e em alguma área específica do conhecimento tende a se destacar ainda mais no mercado de trabalho, seja trabalhando de forma autônoma, em setores governamentais ou em empresas privadas.

De qualquer maneira, aprender SIG é sempre um processo enriquecedor e até mesmo conhecimentos básicos podem contribuir imensamente para a sua vida profissional e você não irá se arrepender de ter aprendido SIG mesmo que não vá trabalhar diretamente com tecnologias geoespaciais.

5 – SIG É UMA PROFISSÃO BEM REMUNERADA

Saber operar softwares de SIG não é apenas um conhecimento complementar e podemos considerá-lo também como uma carreira profissional.

Mesmo que você seja um profissional iniciante, irá encontrar muitas oportunidades no mercado de trabalho para trabalhar exclusivamente com Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Conhecimentos básicos em softwares como o ArcGIS e o QGIS podem abrir muitas portas para quem está começando e ainda que você queira trabalhar de forma autônoma, irá encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho ligadas às mais variadas aplicações de SIG.

Aprender a trabalhar em plataformas de SIG pode ser um excelente caminho para quem busca uma carreira profissional que irá conferir boas oportunidades de crescimento econômico a longo prazo e uma remuneração inicial acima da média.

6 – SIG É UMA FERRAMENTA DE GESTÃO

As possibilidades de obtenção, manipulação, interpretação e exibição de dados geográficos em plataformas de SIG têm ajudado empresas a implementar práticas de gestão mais eficientes sob abordagens interativas e multidisciplinares.

SIG’s permitem que profissionais obtenham muitas informações acerca de determinada região, caracterizando-a em diferentes aspectos, cruzando informações e criando novas e relevantes perspectivas para a gestão de empreendimentos de qualquer natureza.

Mapas são ferramentas poderosas de gestão e que podem ser utilizadas para as mais variadas finalidades. A exibição de informações por meio de mapas facilita o aprendizado e permite a visualização didática de informações que à primeira vista poderiam passar despercebidas.

Isto tem levado os SIG’s a serem incorporados em diferentes etapas de pequenos e grandes projetos, tornando quase todas as áreas do conhecimento extremamente dependentes de profissionais especializados capazes de criar, manipular e exibir informações geográficas sob diferentes perspectivas.

Empreendedores podem usufruir de muitos benefícios apenas por terem um conhecimento básico em SIG e serem capazes de entender com maior clareza como ferramentas de analises geoespaciais podem contribuir para o crescimento de seu negócio.

SIG’s abrem muitas possibilidades de tomada de decisão para quem busca formas mais inteligentes e inovadores de empreender e aprender SIG pode ser uma experiência fundamental que irá garantir o sucesso de seu negócio.

7 SIG É UM CAMINHO PARA PROFISSIONAIS AUTONÔMOS  

Trabalhar com SIG pode ser o melhor caminho para quem busca uma profissão que ofereça autonomia e independência e se este é o seu objetivo, você não irá se arrepender de aprender a trabalhar em softwares como o ArcGIS e o QGIS o quanto antes.

Em um mercado em constante expansão, profissionais de SIG tendem a ser cada vez mais valorizados e para quem trabalha de forma independente, as chances de sucesso e crescimento econômico são ainda maiores.

Uma das principais vantagens em ser um profissional autônomo de SIG está ligada ao fato que você não necessita realizar um investimento muito alto para abrir a sua própria empresa. Conhecimentos básicos em SIG e um computador com configurações intermediárias já são mais que suficientes para começar a trabalhar.

Quando se trata de SIG, mesmo profissionais iniciantes são capazes de gerar excelentes resultados financeiros trabalhando com a criação de mapas básicos para diferentes áreas do conhecimento. Além disso, o domínio de ferramentas de SIG pode ajudá-lo a criar estratégias muito eficientes para captar os seus primeiros clientes.

Além disso, as possibilidades de trabalho ligadas a integração de SIG com outras tecnologias como Drones e Receptores GNSS são ainda excelentes caminhos para quem busca expandir o seu negócio e apresentam uma imensa variedade de oportunidades no mercado de trabalho para profissionais autônomos.

8 – SIG É UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO REMOTO

Se você busca uma carreira que confira liberdade geográfica, flexibilidade de horários e com possibilidade de trabalhar remotamente, SIG pode ser uma alternativa para você.

Após a recente pandemia de COVID-19, trabalhos remotos ganharam ainda mais destaque no mercado profissional e muitas empresas vêm desenvolvendo novas estratégias para minimizar ao máximo a necessidade de trabalhos presenciais.

Quem trabalha com SIG, muitas vezes necessita apenas de um computador com configurações intermediárias e conexão à internet para realizar grande parte dos serviços. Para estes profissionais, trabalhar remotamente pode ser uma opção satisfatória e que não irá interferir na qualidade ou agilidade dos serviços prestados.

Com o advento de plataformas como o ArcGIS Online e o Google Drive, trabalhos remotos com SIG se tornaram ainda mais simples de serem executados e o compartilhamento de dados já não é um empecilho técnico capaz de impedir ou atrasar a execução de determinado serviço.

Mesmo que você seja um profissional autônomo e que necessite ir a campo com certa frequência, você irá passar um bom tempo trabalhando em casa, com flexibilidade de horários e usufruindo de todo o conforto que a sua residência possa oferecer.

Além disso, existem muitas possibilidades para a captação de clientes pela web e prestação de serviços de análise geoespacial e criação de mapas que podem ser realizados remotamente independente de sua localização geográfica.

Para quem busca uma carreira profissional que ofereça liberdade para trabalhar como e onde quiser, aprender SIG pode ser uma solução extremamente satisfatória e que irá garantir excelentes ganhos financeiros mesmo que você esteja apenas começando.

Conheça a GeoSense

Se deseja aprender Sistemas de Informação Geográfica (SIG), você não pode deixar de conhecer os cursos profissionalizantes da GeoSense.

Todos os nossos cursos são ministrados por tutores experientes que irão lhe ensinar o passo-a-passo para começar a trabalhar em plataformas convencionais de SIG como o ArcGIS, QGIS e ArcGIS Pro.

Abaixo, você pode conferir os cursos da GeoSense voltados exclusivamente para quem deseja aprender SIG.

Fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe via E-mail, WhatsApp, Instagram, Facebook ou Linkedin.

Estamos sempre à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir e para batermos um papo enriquecedor sobre tecnologias geoespaciais.

Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.

Leave a comment

Ampliar
Arrastar