Skip links

Realidade Aumentada (AR) em Sistemas de Informação Geográfica (SIG)

A Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Virtual (VR) são duas tecnologias recentes que vêm sendo desenvolvidas e aprimoradas por grandes empresas de tecnologia para atender uma série de objetivos técnicos, comerciais e recreativos.

Com as recentes manifestações da empresa Facebook, atribuídas a criação de um sistema complexo de realidade virtual denominado Metaverso, estas tecnologias ganharam ainda mais destaque e prometem revolucionar a forma como interagimos com sistemas digitais.

Em especial, a Realidade Aumentada (AR) vem gradativamente se aproximando de tecnologias de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), apresentando uma série de aplicabilidades para a visualização e análise de dados e atributos geoespaciais em tempo real.

Para que você entenda com maior clareza como tecnologias de Realidade Aumentada (AR) podem ser incorporadas à Sistemas de Informação Geográfica (SIG), abaixo apresentaremos informações relevantes acerca das principais relações, aplicações e perspectivas de utilização e desenvolvimento destas tecnologias.

O Que é Realidade Aumentada (AR)?

É comum que tecnologias de Realidade Aumentada (AR) e de Realidade Virtual (VR) sejam confundidas e embora apresentem alguns pontos em comum, estas tecnologias se diferem em muitos aspectos.

Equipamentos de Realidade Virtual (VR) foram desenvolvidos com o principal objetivo de serem capazes de criar um ambiente completamente virtual e imersivo, com ambientação visual em 360o, podendo conter elementos sonoros e até mesmo táteis.

Por outro lado, a Realidade Aumentada (AR) consiste em um conjunto de tecnologias responsáveis por criar novas camadas de informação sobrepostas a realidade e possuem uma estreita relação com o uso de tecnologias de posicionamento global.

Esta tecnologia já vem sendo agregada a um grande número de aplicativos populares desenvolvidos para sistemas iOS ou Android. Filtros do Instagram são exemplos práticos de tecnologias de realidade aumentada populares e largamente utilizadas por usuários de tecnologia em todo o mundo.

Aplicativos capazes de realizar medições por meio da câmera de um smartphone também utilizam tecnologias de realidade aumentada para serem operados e são muito eficientes em medir pequenas distâncias e dimensões de objetos.

Embora estes sejam usos populares para a realidade aumentada, a maior parte de suas aplicações mais modernas estão ligadas ao desenvolvimento de equipamentos próprios, comumente conhecidos como Óculos de Realidade Aumentada.

Esses equipamentos se assemelham a óculos comuns, sendo capazes de exibir informações virtuais sobrepostas a realidade sem prejudicar a visão habitual do usuário, como exemplo podemos citar o Google Glasses.

Conforme tecnologias de realidade aumentada se desenvolvem e popularizam-se, novas aplicações e possibilidades de uso surgem gradativamente e grande parte delas também se relacionam com o desenvolvimento e aprimoramento de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Para que você entenda como estas duas tecnologias se aproximam, abaixo irá encontrar uma descrição sucinta acerca das principais relações de desenvolvimento entre a Realidade Aumentada e Sistemas de Informação Geográfica.

Perspectivas Para a Realidade Aumentada (AR) em Sistemas de Informação Geográfica (SIG)

A forma como a humanidade interage e gerencia o espaço geográfico mudou drasticamente nas últimas décadas, em grande parte em função do advento de tecnologias de Global Positioning System (GPS) e de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).  

Diante da facilidade de criar, interpretar e visualizar dados geográficos em ambientes de SIG, esta tecnologia já se tornou fundamental para as mais diversas áreas do conhecimento e apresenta um grande número de aplicações práticas.

A introdução de tecnologias de realidade aumentada em ambientes de SIG promete revolucionar ainda mais a forma como interagimos com o espaço geográfico, trazendo novas possibilidades para a visualização e interpretação de informações geográficas em tempo real.

Seja exibindo dados geográficos pela câmera de smatphones ou em equipamentos específicos como o Google Glasses, a realidade aumentada já vem ajudando profissionais ao redor do mundo a cumprir alguns objetivos ligados ao gerenciamento do espaço geográfico.

Os avanços tecnológicos para a criação e exibição de informações espaciais tridimensionais em ambientes de SIG têm alavancado as possibilidades de integração destes sistemas com equipamentos de realidade aumentada e virtual.

Para isso, um grande número de pesquisas vem sendo implementadas por entidades acadêmicas e empresariais para testar novas formas de se integrar estas duas tecnologias, levando em consideração o desenvolvimento de novos hardwares, equipamentos e softwares, a experiência de usuários e a capacidade, eficiência e acurácia de exibição de dados geográficos em ambientes de realidade aumentada.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o universo GIS/SIG, recomendamos que acesse o post da GeoSense acerca do tema O Que é Um Sistema de Informação Geográfica (SIG)?.

Principais Aplicações da Realidade Aumentada (AR) em Sistemas de Informação Geográfica (SIG)

Agora que você já sabe quais são as relações entre Realidade Aumentada e SIG, abaixo listaremos as principais aplicações e perspectivas de uso futuro para estas tecnologias.

1 – Arquitetura e Construção Civil

Uma vez que a exibição em duas dimensões não se adequa à visualização de objetos tridimensionais, a realidade aumentada se fundamenta como uma excelente alternativa para exibição de projetos tridimensionais de obras de construção civil.

Desta forma, a realidade aumentada se tornou uma nova forma de apresentação para projetos de engenharia, se consolidando como uma alternativa de excelência para a visualização adequada de objetos digitais tridimensionais.

Seja pela tela de seu smartphone ou utilizando equipamentos específicos de AR, através da interação entre a Realidade Aumentada e tecnologias de SIG, já é possível exibir projetos de obras criados em ambientes digitais por sobre a área na qual o mesmo será construído.

Além disso, podemos citar o acompanhamento de obras utilizando realidade aumentada, o que permite a exibição de projetos criados em ambientes digitais por sobre uma obra em andamento, tornando possível a inspeção em tempo real de diversos aspectos técnicos ligados a construção civil e arquitetura.

No vídeo abaixo, você pode conferir um drone sobrevoando uma construção e exibindo por meio de realidade aumentada, o projeto da obra para ser comparado em tempo real com a obra em andamento.

A realidade aumentada pode ainda ser utilizada para exibir projetos que se referem a pequenas e grandes reformas e até mesmo para orientar a decoração de ambientes internos e externos, sobrepondo projetos tridimensionais criados em ambientes digitais à realidade.

Atualmente, você pode facilmente escolher qual coloração melhor se adequa às parede da sua casa, utilizando aplicativos de realidade aumentada para smartphones capazes de exibir diferentes opções de cores e simular o resultado final de pinturas em tempo real.

2 – Assistência à Navegação

Outra aplicação da realidade aumentada que vem se popularizando está ligada a assistência à navegação em tempo real. A utilização de tecnologias de GPS para auxílio à navegação já não é nenhuma novidade e estamos habituados a utilizar recorrentemente desta tecnologia em aplicativos populares como o Google Maps.

Entretanto, a Google já vem desenvolvendo tecnologias capazes de integrar a Realidade Aumentada ao Google Maps, com objetivo de facilitar ainda mais a navegação em tempo real para pessoas e veículos.

No vídeo abaixo, você irá encontrar uma breve apresentação da tecnologia de realidade aumentada para o Google Maps.

Para motoristas, a realidade aumentada pode ser utilizada para exibir placas, sinalizações, distâncias, velocidade do veículo, quantidade de combustível restante, entre outras variáveis capazes de aumentar sensivelmente a segurança e eficiência para a condução de veículos terrestres.

Existem ainda muitas possibilidades de aplicações quando pensamos na integração de equipamentos próprios de Realidade Aumentada para dar assistência à navegação. Essa tecnologia já vem sendo utilizada em veículos aéreos há algum tempo para cumprir funções semelhantes, auxiliando pilotos de aviões a tomar decisões em tempo real e a voar com maior segurança e confiabilidade.

De maneira similar às aplicações ligadas ao Google Maps, podemos utilizar a realidade aumentada para orientar trabalhos de campo, exibindo características georreferenciadas criadas em ambientes de SIG para orientar o caminhamento de projetos conduzidos em áreas rurais ou em atividades ligadas ao turismo ambiental em áreas de difícil acesso.

Outra aplicação semelhante está ligada a exibição de mapas subterrâneos, como redes de distribuição de água, esgotos e redes elétricas para orientar projetos ligados ao gerenciamento de áreas urbanas.

No vídeo abaixo, você pode observar como tecnologias de realidade aumentada vem ajudando profissionais a visualizarem em tempo real características subterrâneas de grandes centros urbanos.

3 – Exibição de Mapas

Por meio de tecnologias de realidade aumentada, é possível exibir mapas e projetos criados em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) através de câmeras ou diretamente por sobre as lentes de equipamentos próprios.

A exibição de mapas em realidade aumentada vem ganhando força e permitindo que profissionais visualizem com maior facilidade aspectos tridimensionais da realidade.

Exibir mapas por meio de tecnologias AR, além de agregar valor ao serviço de profissionais de geotecnologia, ainda permite uma maior imersão e interatividade com o espaço geográfico, sendo também uma excelente alternativa pedagógica para o ensino de geociências.

No vídeo abaixo, você pode conferir um mapa sendo exibido por meio de tecnologia de realidade aumentada para facilitara visualização das feições geomorfológicas.

Conheça a GeoSense

Se deseja saber um pouco mais sobre este assunto, recomendamos que acesse o blog post Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) Para Usuários de Drones.

Se você tem interesse em aprender a trabalhar de forma independente em plataformas de SIG como o ArcGIS e o ArcGIS Pro, não pode deixar de conhecer também os cursos profissionalizantes da GeoSense.

Todos os nossos cursos são ministrados por tutores experientes que irão lhe ensinar tudo o que você precisa saber para começar a ganhar dinheiro trabalhando profissionalmente com geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Gostou do Conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.

Leave a comment

Ampliar
Arrastar