Aplicações de Drones no Setor de Energia Solar Fotovoltaica
Drones são equipamentos versáteis que apresentam muitas possibilidades de aplicações para o setor de energia solar, sendo capazes de obter resultados altamente confiáveis, realizar inspeções técnicas detalhadas e gerar uma diminuição sensível sobre os custos operacionais de instalação e monitoramento de placas fotovoltaicas.
Além disso, uma série de softwares específicos vêm sendo desenvolvidos e aprimorados para atender o processamento de dados de mapeamentos aéreos voltados exclusivamente para o setor de energia solar.
Se deseja saber um pouco mais sobre esse assunto, a GeoSense criou este conteúdo dedicado a apresentar as principais Aplicações de Drones no Setor de Energia Solar Fotovoltaica para que você entenda como estes equipamentos podem ajudá-lo a planejar, instalar, monitorar e otimizar painéis solares em pequena e larga escala.
O Que é Energia Solar Fotovoltaica?
As tecnologias de produção de energia solar são capazes de transformar a radiação emitida pelo sol em energia elétrica, armazená-la e distribui-la para ser utilizada para as mais diversas finalidades. Para isso, utilizam um complexo sistema que possui como base a instalação de painéis solares ou placas solares fotovoltaicas.
A energia solar fotovoltaica é considerada uma forma de energia limpa e renovável e apresenta uma série de benefícios ambientais, sociais e econômicos ligados ao desenvolvimento sustentável.
Entretanto, os mecanismos de produção de energia solar são altamente dependentes da disponibilidade de luz e espaço adequado para a instalação de painéis solares.
O Brasil, por ser um país que apresenta abundância de luz solar durante todo o ano, possui uma grande capacidade de produção de energia solar em pequena e larga escala.
Placas fotovoltaicas são instaladas normalmente em áreas com alta disponibilidade de luz solar, sem sombreamentos e sob inclinações que permitam a captação máxima de luz.
A produção de energia solar para uso residencial, com a inserção de placas solares nos telhados de casas, tem apresentado excelentes resultados no Brasil, sendo capaz de reduzir sensivelmente o valor de contas de luz ou até mesmo substituir totalmente a utilização de energia proveniente de companhias de energia elétrica.
Além disso, grandes extensões de terra cobertas com painéis solares vêm sendo implantadas no Brasil visando a produção de energia elétrica para uso comercial e industrial, sendo comumente denominadas de Fazendas Solares.
O mercado de energia solar oferece muitas oportunidades para quem trabalha com drones e tem se tornado cada vez mais dependente de mapeamentos aéreos para cumprir as mais variadas funções.
Para que você entenda com maior clareza como estes procedimentos funcionam na prática, abaixo, iremos apresentar as principais aplicações de drones para o setor de energia solar.
Principais Aplicações de Drones no Setor de Energia Solar
Drones são poderosos aliados do setor de energia solar, trazendo novas possibilidades de trabalho e podendo ser utilizados em praticamente todas as etapas de produção para cumprir objetivos que vão desde o planejamento da instalação até o monitoramento de placas fotovoltaicas em campo.
Se você trabalha com drones, com certeza irá encontrar muitas oportunidades de trabalho no mercado de energia solar e você não irá precisar de um equipamento muito avançado para cumprir grande parte dos serviços que podem ser prestados para o setor.
Abaixo, você irá encontrar as principais aplicações de drones para o setor de energia solar, acompanhadas de uma descrição sucinta de cada uma delas.
Instalação de Placas Fotovoltaicas Em Telhados Residenciais
Drones são fundamentais para planejar a instalação de placas solares em telhados residenciais, estes equipamentos são capazes de obter imagens áreas de alta resolução para inferir em quais lugares, de que maneira e quantas placas fotovoltaicas devem ser inseridas para obter máximo rendimento energético.
Se antes, profissionais precisavam se arriscar subindo em telhados para realizar medições não muito precisas, com a aplicação de drones, esta tarefa pode ser realizada em apenas alguns minutos, com garantia total de segurança da equipe de trabalho e obtendo resultados com alto nível de detalhamento e precisão espacial.
Mesmo linhas de drones um pouco mais populares, equipados apenas com sensores RGB, são capazes de cumprir grande parte dessas funções, entretanto, você irá precisar de bom suporte de softwares e hardwares, além de ser necessário que obedeça rigorosamente às metodologias de medição para o setor de energia solar.
Instalação de Placas Fotovoltaicas Em Fazendas Solares
Drones são os equipamentos mais indicados para realizar levantamentos topográficos e se você pretende produzir energia solar fotovoltaica em grandes áreas, com toda certeza irá precisar de uma carta topográfica para orientar a terraplanagem e a posterior construção de todas as estruturas necessárias para produção de energia elétrica.
Drones podem ainda ajudá-lo a inferir quais são as áreas com maior disponibilidade de espaço e luz, além de obter resultados por sobre os quais é possível simular arranjos estruturais, sombreamentos e inferir os números de placas possíveis de serem instaladas em determinado local.
Além disso, drones se tornaram equipamentos essenciais para o monitoramento de grandes obras ligadas ao setor de energia solar, sendo capazes de realizar avaliações de excelência para inferir se painéis solares estão sendo instalados na posição correta, em distâncias e inclinações adequadas e de acordo com o planejamento previamente adotado.
Da mesma forma, drones podem ajudar profissionais a planejar e monitorar a instalação de quaisquer outras estruturas necessárias para o armazenamento e distribuição de energia elétrica, tornando o setor de energia solar ainda mais dependente do uso desses equipamentos.
Inspeção Técnica de Placas Fotovoltaicas
A aplicação mais nobre de drones no setor de energia solar e que exige um maior conhecimento técnico, está ligada à inspeção de placas fotovoltaicas.
Para isso, é necessário equipamentos um pouco mais modernos, com suporte para câmeras termográficas capazes de operar em conjunto com sensores RGB e profissionais especializados com habilidade para operar estes equipamentos e processar dados em softwares específicos.
Como a maioria desses equipamentos possuem um valor de mercado bem elevado, grande parte das inspeções técnicas para o setor de energia solar são comumente terceirizadas e constituem uma excelente oportunidade de trabalho para profissionais autônomos.
Drones são capazes de cobrir grandes áreas em espaços de tempo relativamente curtos, apresentando um custo operacional muito abaixo dos tradicionais métodos manuais utilizados para a inspeção de placas solares.
Sem a possibilidade de se utilizar drones, a inspeção de placas solares é um trabalho que demanda muito esforço, tempo e recursos financeiros. Drones, em contrapartida, são responsáveis por uma diminuição sensível de tempo e custos operacionais, podendo ser operados por equipes de campo reduzidas e em total segurança.
Uma vez que a inspeção manual de grandes áreas é normalmente realizada por meio de amostragens estatísticas, sujeitas a erros humanos e amostrais, drones se apresentam como uma excelente solução para mapear detalhadamente toda a área de interesse, realizando uma cobertura completa de todas as placas fotovoltaicas e obtendo resultados muito próximos da realidade.
Além de obter resultados mais confiáveis, drones ainda permitem que as inspeções sejam realizadas sem a necessidade de se desligar as placas solares, poupando tempo e diminuindo a burocracia operacional de inspeções técnicas.
Os resultados obtidos por drones embarcados com câmeras térmicas são muito eficientes em inferir a temperatura de placas solares, identificar pontos de calor excessivo, áreas sombreadas, placas defeituosas, entre outras intempéries técnicos que possam comprometer a produção de energia solar fotovoltaica.
Além disso, estes equipamentos podem ser utilizados para inspecionar não só as placas solares, mas toda a estrutura de energia elétrica, sendo extremamente úteis para otimizar a produção, armazenamento e distribuição de energia solar, seja em pequena ou larga escala.
Drones Voltados Para o Setor de Energia Solar
Se você pretende ingressar no mercado de energia solar, deve ter em mente que para realizar operações básicas, como planejar a instalação de placas fotovoltaicas em telhados residenciais, drones como o Phantom 4 ou Mavic 2 são suficientes para obter imagens áreas, gerar ortomosaicos e obter dados para serem processados em softwares específicos do setor de energia solar.
Para planejar a instalação de placas fotovoltaicas em Fazendas Solares, drones básicos também podem apresentar bons resultados, sendo necessário que você possua algumas baterias extras para sobrevoar grandes áreas e preferencialmente utilizar drones com suporte para tecnologias como o RTK/PPK para obter maior precisão geográfica.
Entretanto, se o seu objetivo é realizar inspeções técnicas de placas fotovoltaicas, independente da escala de produção, você irá precisar de equipamentos um pouco mais modernos com suporte para Câmeras Térmicas e Sensores RGB.
Desenvolvido com o que há de melhor em tecnologias da DJI, o modelo DJI Matrice 210 RTK V2 é um dos modelos mais indicados para quem deseja realizar inspeções técnicas de placas solares em larga escala. Se deseja saber um pouco mais sobre este drone, você pode acessar o manual do usuário, disponibilizado gratuitamente pela DJI.
Agora, para quem pretende realizar inspeções técnicas e não pretende investir um valor muito alto para começar, uma boa opção de drone é o DJI Mavic 2 Enterprise Dual. Entretanto, a sua câmera térmica não apresenta boa resolução e caso você pretenda realizar inspeções em larga escala e que exijam alto nível de detalhamento, este modelo de drone pode não ser o mais indicado.
Softwares de Processamento de Dados Para o Setor de Energia Solar
Drones já se tornaram ferramentas fundamentais para orientar e monitorar a produção de energia solar fotovoltaica em pequena e larga escala. Em decorrência da dependência do setor de mapeamentos aéreos, uma série de softwares específicos vêm sendo desenvolvidos para realizar o processamento de dados de maneira automatizada.
Dentre eles, podemos citar o PV*SOL, criado e comercializado pela empresa alemã Valentin Software GmbH. Este software possui uma série de recursos e ferramentas voltadas exclusivamente para o setor de energia solar.
Ele permite que você crie simulações tridimensionais de sombreamento e arranjos estruturais para planejar a instalação de todas as estruturas necessárias para a produção de energia solar fotovoltaica, simulando também o rendimento energético, custos de instalação e de produção de energia.
Além disso, o PV*SOL ainda permite que você importe dados de outros softwares, como mapas tridimensionais e plantas topográficas, sendo uma excelente ferramenta para quem está habituado a realizar parte do processamento de dados em softwares como o Agisoft Metashape ou ArcGIS.
Outro software que merece atenção especial é o Above, que oferece um pacote completo com soluções automatizadas para a criação de cartas topográficas, planejamento de instalação de painéis, gerenciamento de construções e para o processamento de dados utilizando imagens térmicas.
Conheça a GeoSense
Se deseja saber um pouco mais sobre este assunto, recomendados que acesse o blog post da GeoSense intitulado Câmeras Térmicas Para Drones: O Que São e Quais as Principais Aplicações Dessa Tecnologia.
Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.
Pessoal vcs são de + preciso de orientação sobre esse assunto ,quero ter n minha empresa drone para mapeamento e dimensionamento das placas fotovoltaica.