Impressão 3D: O que é, Como Funciona e Principais Aplicações Para As Geociências
A introdução da Impressão 3D como uma nova forma de apresentação de Modelos 3D tem permitido a interpretação de resultados sob uma abordagem interativa e vem revolucionando o mercado para profissionais de Geociências.
Para estudantes e docentes, a Impressão 3D tem se fundamentado como uma alternativa pedagógica para o ensino de disciplinas como geomorfologia, fotogrametria, topografia e para elucidar processos geológicos complexos como a tectônica de placas e a cristalização de minerais.
Se deseja saber um pouco mais, abaixo você pode conferir algumas das principais aplicações e perspectivas de mercado para Impressão 3D no universo das Geociências.
O Que é e Como Funciona a Impressão 3D?
A Impressão 3D é uma tecnologia que permite que você crie objetos sólidos tridimensionais utilizando arquivos digitais.
Esta tecnologia é categorizada como uma manufatura aditiva e os objetos impressos são criados por meio do depósito de material em camadas sucessivas para formar uma estrutura tridimensional conhecida.
Para isso, é necessário criar um arquivo digital que represente a estrutura tridimensional de determinado objeto em camadas bidimensionais sucessivas (fatias) e em formato próprio para a impressão.
Embora pensemos que a Impressão 3D é uma tecnologia atual, ela já vem sendo utilizada a pelo menos três décadas e espera-se que se torne ainda mais popular nos próximos anos.
O processo de Impressão 3D é laborioso e exige uma série de conhecimentos técnicos sobre Modelagem 3D, além disso, estes equipamentos ainda não são muito acessíveis e podem demorar um bom tempo para imprimir até mesmo peças simples.
Se você já está habituado a trabalhar com Modelos 3D, não irá encontrar dificuldades para trabalhar em Impressoras 3D e com toda certeza irá encontrar conteúdos enriquecedores na web que poderão ajudá-lo a dar os primeiros passos.
Agora que você já sabe o que é e como funciona a Impressão 3D, abaixo falaremos brevemente sobre como a Impressão 3D vem ajudando profissionais e estudantes de Geociências
Como a Impressão 3D Pode Ajudar Profissionais de Geociências?
Saber criar, manipular e interpretar dados tridimensionais já se tornaram requisitos profissionais obrigatórios para quem deseja ingressar no mercado de Geociências.
Estes profissionais trabalham diretamente com a criação e interpretação de Modelos Tridimensionais que representam uma série de particularidades da superfície terrestre.
De modo geral, grande parte dos profissionais de geociências estão habituados a trabalhar com mapas em duas dimensões que representam a estrutura tridimensional da superfície terrestre por meio de simbologias específicas.
Este é o caso de Cartas Topográficas e Mapas de Relevo, entretanto, Representações 2D podem dificultar a interpretação de características tridimensionais, principalmente, se você é um estudante de geociências ou um profissional de outras áreas do conhecimento.
Com a recente popularização de tecnologias voltadas para a Modelagem 3D, como a Fotogrametria Digital e o LiDAR, criar Modelos 3D se tornou um processo relativamente simples e estas tecnologias são capazes de representar com muita fidelidade a estrutura tridimensional da superfície terrestre em ambientes digitais.
Modelos Tridimensionais digitais apresentam muitas aplicações para profissionais de geociências, sendo estes, os principais produtos de interesse comercial gerados em Mapeamentos Aéreos Com Drones.
A Impressão 3D permite que profissionais apresentem Modelos 3D fora de ambientes virtuais, trazendo-os para uma realidade palpável e permitindo uma visualização real e interativa de aspectos tridimensionais.
Desta forma, a Impressão 3D se apresenta como uma excelente alternativa de exibição de resultados de Modelagens 3D e pode ajudar profissionais a terem uma visão mais abrangente das áreas de estudo do que quando utilizamos apenas representações bidimensionais.
Além disso, Impressões 3D tem se fundamentado como uma excelente ferramenta pedagógica para facilitar a visualização e interpretação de processos geológicos complexos.
A Impressão 3D pode ainda ser utilizada para criar modelos que representam processos tectônicos ou até mesmo para apresentar de forma interativa a estrutura de cristalização de minerais, ajudando estudantes a entender com maior clareza o processo de formação de rochas.
Se deseja aprofundar o seu conhecimento, em um estudo intitulado Case Study on Geoscience Teaching Innovation: Using 3D Printing to Develop Structural Interpretation Skill in Higher Education Levels, você irá encontrar uma análise completa de como a Impressão 3D tem auxiliado o ensino de Geociências.
Outras formas de apresentação de Modelos 3D que têm se destacado no mercado são a Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Virtual (VR).
Se deseja saber um pouco mais sobre este assunto, você pode acessar o blog post da GeoSense acerca do tema Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) Para Usuários de Drones.
Outras Aplicações da Impressão 3D
A Impressão 3D possui muitas aplicações práticas e esta tecnologia vem sendo utilizada em diferentes áreas do conhecimento para cumprir uma série de objetivos técnicos, interpretativos e pedagógicos.
Em estudos históricos, Modelos 3D gerados por escaneamento a laser ou por levantamentos aerofotogramétricos, podem ser impressos em 3D para ajudar profissionais a estudarem e exibirem resultados acerca da arquitetura de edifícios ou outros objetos de interesse histórico.
Estes modelos podem ainda ser modificados para reconstituir virtualmente estruturas históricas e representá-las em objetos impressos de forma muito próxima a sua constituição original.
Impressões 3D são ainda excelentes ferramentas para suporte à gestão de projetos de engenharia e estas vêm sendo utilizadas para criar maquetes interativas, demonstrações de produtos, criar peças de maquinário, entre outras aplicações.
Além disso, a possibilidade de imprimir peças tridimensionais decorativas e colecionáveis tem tornado a Impressão 3D uma tecnologia de grande importância para a produção artística e cultural ao redor do mundo.
Objetos impressos que representam Mapas de Relevo ou Formações Geológicas, como a Cordilheira dos Andes e o Himalaia, são excelentes exemplos de peças tridimensionais que podem ser incorporadas a decoração de ambientes internos.
A Impressão 3D também vem sendo utilizada para criar mapas interativos de Unidades de Conservação Ambiental, Universidades, Cidades Históricas e Parques Temáticos, voltados para a orientação de visitantes quanto a sua posição em relação a edifícios e áreas de interesse turístico.
Conheça a GeoSense
Para quem tem interesse em adquirir peças tridimensionais ligadas as áreas de Geociências, a GeoSense possui uma extensa carta de Modelos Tridimensionais impressos que podem ser utilizados para conduzir práticas educacionais ou para decorar ambientes.
Você pode acessar todos os nossos produtos clicando aqui.
Além disso, se deseja criar peças tridimensionais personalizadas, fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe por E-mail, Instagram, Facebook ou WhatsApp.
Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.