Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) Para Usuários de Drones
Equipamentos de realidade virtual e realidade aumenta já se tornaram tecnologias amplamente difundidas na indústria de entretenimento, sendo aprimoradas e desenvolvidas ao longo das últimas décadas para atender novas necessidades do mercado de games, simuladores e da indústria cinematográfica.
Drones são poderosos equipamentos associados a uma imensa variedade de aplicações industriais e que oferecem muitas vantagens econômicas e operacionais, sendo largamente utilizados em empreendimentos que fazem uso recorrente de levantamentos aéreos aliados a técnicas modernas de Fotogrametria Digital e análise geoespacial.
Além disso, a indústria cinematográfica tem se beneficiado do uso de drones para gerar filmagens aéreas de alta qualidade visual, que irão compor filmes, reportagens jornalísticas e vídeos publicitários.
Equipamentos de realidade aumentada e de realidade virtual já vêm sendo incorporados ao mercado de drones a algum tempo e novas possibilidades de aplicações vêm surgindo conforme essas tecnologias se aproximam cada vez mais.
Mas afinal, como essas tecnologias funcionam? Quais as principais aplicações para usuários de drones? Quais produtos podem ser gerados por drones para serem exibidos em ambientes de Realidade Aumentada e de Realidade Virtual?
Para ajudá-lo a responder essas e outras perguntas, a GeoSense criou este artigo exclusivamente dedicado a apresentar as relações entre Drones, Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), expondo o que são, quais as principais aplicações e o que se pode esperar dessa tecnologia para o futuro do mercado de drones.
Qual é a diferença entre Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)?
Para ajudá-los a entender melhor como essas tecnologias vêm sendo incorporados ao mercado de drones, abaixo, você pode conferir as principais diferenças entre equipamentos de Realidade Virtual e de Realidade Aumentada.
- Realidade Virtual (VR): equipamentos de realidade virtual são capazes de enganar a sua percepção sensorial, criando uma interface virtual que representa detalhadamente lugares reais ou criados por computador. Estes equipamentos, quando ligados, ativam uma tela que preenche todo o seu campo de visão para exibir imagens e vídeos em três dimensões, permitindo imersão sensorial em 360 graus que pode conter elementos visuais, sonoros e até mesmo táteis.
- Realidade Aumentada (AR): equipamentos de realidade aumentada são aqueles que adicionam camadas de informações visuais à realidade. Estes equipamentos possuem estreita relação com o uso de Geotecnologias, Drones e Receptores GNSS. Quando ligados, estes equipamentos são capazes de exibir objetos virtuais e informações de diferentes naturezas, gerando uma interface virtual sobreposta a realidade.
Existem ainda no mercado equipamentos de Realidade Mista (MR), que combinam aspectos de ambientes de Realidade Virtual e de Realidade Aumentada, entretanto, esses equipamentos estão sendo desenvolvidos e ainda não possuem muitas aplicações para usuários de drones, sendo o seu uso mais comum na indústria de simuladores e games.
Quais são as Principais Aplicações da Realidade Virtual (VR) Para Usuários de Drones?
Drones são equipamentos de alta tecnologia, capazes de gerar resultados que representam fielmente características geográficas e estruturais de determinada área de estudo.
Modelos Tridimensionais gerados por aerofotogrametria possuem muitas aplicações práticas, sendo comumente utilizados para orientar projetos ligados a estudos topográficos, volumétricos e estruturais, em especial, aqueles relacionados às áreas de construção civil e exploração de recursos minerais.
Esses modelos vêm sendo gradativamente agregados a ambientes de Realidade Virtual, permitindo que profissionais visitem áreas de interesse por meio de equipamentos VR, sem a necessidade de translocação e otimizando a tomada de decisões técnicas.
A possibilidade de visualizar determinada área detalhadamente através de uma perspectiva aérea e virtual, permite que profissionais obtenham novas visões e tomem decisões embasadas em uma série de fatores que à primeira vista poderiam passar despercebidos.
Quando Modelos Tridimensionais, gerados por meio de imageamento aéreo com drones, são ambientados em equipamentos de Realidade Virtual, estes permitem que empreendimentos, obras, projetos e estudos sejam acompanhados periodicamente por profissionais habilitados em um ambiente imersivo e com representações muito próximas da realidade.
Isso acaba gerando economia de tempo e recursos financeiros, além de ser possível agregar a estes modelos variáveis como delimitações de interesse, classificações geográficas, resultados de cálculos topográficos, volumétricos e estruturais, entre outras, que irão ajudar profissionais a terem uma visão abrangente das áreas de interesse.
Além disso, tours virtuais vêm sendo incorporados às áreas de compra e venda de imóveis para facilitar a tomada de decisões de compradores, que podem visitar virtualmente uma variedade de imóveis em espaços de tempo relativamente curtos e sem limitações geográficas.
A indústria de turismo também vem se beneficiando de tours virtuais, sendo uma excelente alternativa para agências de viagens, que podem utilizar vídeos obtidos por drones para criar ambientes virtuais imersivos que irão ajudar possíveis turistas a se decidir acerca do destino de uma viagem, bem como, em qual hotel se hospedar e quais lugares desejariam visitar.
Para que você entenda melhor como drones e a realidade virtual vêm sendo utilizadas para criar tours virtuais, no vídeo abaixo, você pode conferir um Mavic 2 Zoom realizando um voo que pode ser incorporado à ambientes de realidade virtual e que possui suporte para rotação em 360 graus por meio de movimentações do mouse.
É comum que óculos First Person View (FPV), utilizados por pilotos durante voos com drones, sejam confundidos com equipamentos de Realidade Virtual, entretanto, essas tecnologias se diferem em muitos aspectos.
Em geral, equipamentos de Realidade Virtual são utilizados para exibir produtos do mapeamento aéreo em ambientes totalmente virtuais e imersivos, enquanto os Óculos FPV constituem tecnologias capazes de exibir a visão exata da câmera de um drone durante um voo e não possuem a capacidade de criar e exibir realidades virtuais.
Espera-se ainda que novas aplicações para a Realidade Virtual sejam incorporadas ao mercado de drones conforme a acessibilidade e a popularização dessas tecnologias cresce.
Agora que você já conhece algumas aplicações da Realidade Virtual, falaremos brevemente sobre as principais aplicações da Realidade Aumentada e como usuários de drones vêm se beneficiando dessa tecnologia para gerenciar voos ao redor do mundo.
Quais São as Principais Aplicações da Realidade Aumentada (AR) Para Usuários de Drones?
Equipamentos de Realidade Aumentada são tecnologias que foram desenvolvidas para fins militares e que possuem estreita relação com aeronaves remotamente pilotadas.
Os primeiros usos desses equipamentos consistiam em dar suporte para a exibição em tempo real do status de voo de uma aeronave, contemplando variáveis como a quantidade de combustível restante, a altitude, velocidade e direção de um voo, entre outras variáveis de interesse especial à aviação militar.
Com a recente popularização desses equipamentos, usuários de drones têm se beneficiado da Realidade Aumentada para auxiliar voos remotamente pilotados voltados para fins recreativos e comerciais.
Esses equipamentos, normalmente, são constituídos de óculos confortáveis, de pequenas dimensões, por meio dos quais são exibidas, em uma tela transparente, uma série de variáveis capazes de caracterizar o voo da aeronave e de maneira que não impeçam o operador de ter a sua linha de visão habitual durante um voo.
Para ajudá-lo a entender melhor, abaixo, você pode conferir um vídeo que demonstra a visão exata que equipamentos de realidade aumentada conferem para usuários de drones.
Sistemas de Realidade Aumentada também podem ser incorporados ao próprio drone para dar suporte a exibição de realidades aumentadas diretamente na tela de sistemas Android ou ioS conectados ao controle remoto da aeronave e que irão exibir a visão da câmera sobreposta por informações virtuais.
Equipamentos de Realidade Aumentada são responsáveis por aumentar significativamente a segurança e a eficiência de um voo. Eles permitem que usuários de drone tomem decisões em tempo real, embasadas em uma série de variáveis que são constantemente exibidas sem prejudicar a linha de visão do operador, permitindo assim, um maior enfoque de pilotos no voo propriamente dito.
A Realidade Aumentada para drones vem também sendo explorada para alimentar e beneficiar a indústria de voos recreativos, bem como, para treinar e capacitar pilotos por meio de jogos eletrônicos desenvolvidos para pilotos de drones.
Além disso, sistemas híbridos de Óculos FPV e Realidade Aumentada vêm sendo desenvolvidos para gerar ainda maior segurança e eficiência de voo para usuários de drones. Esses sistemas combinam recursos de voo em primeira pessoa com a exibição de informações virtuais ambientadas em realidade aumentada.
Equipamentos de Realidade Aumentada podem ainda ser utilizados para uma imensa variedade de aplicações ligadas à Sistemas de Informação Geográficas (SIG) e exibição de produtos do mapeamento aéreo, se assemelhando ao uso de tecnologias como a Realidade Virtual.
A Realidade Aumentada, quando unificada a tecnologias como o GNSS, é uma poderosa ferramenta de exibição de dados geográficos, mapas, classificações e vetores que apresentam excelente precisão geográfica e representam características de determinada área de interesse em tempo real.
Você pode utilizar de vetores que irão representar características geográficas como a localização de redes de esgoto e energia elétrica, demarcações e limitações de propriedades, áreas e pontos de interesse, entre outras, que podem ajudar profissionais a atingir excelência operacional no gerenciamento de projetos urbanos.
Além disso, Modelos Tridimensionais gerados por drones ou em sistemas de CAD podem ser exibidos em ambientes de Realidade Aumentada. Para a construção civil, isso permite que você exiba por sobre um lote vazio como será o resultado final de uma construção, apresentando demarcações geográficas precisas e dimensões reais.
Esses modelos podem ainda ser incorporados ao imageamento aéreo e permitem que usuários de drones observem a inserção de determinado prédio no ambiente urbano, tendo uma visão aérea de edifícios virtuais criados em ambiente CAD, contemplando diferentes perspectivas durante um mesmo voo.
Você também pode sobrepor caraterísticas de interesse de determinado edifício e utilizar drones para ter uma perspectiva aérea de aspectos técnicos e informações ambientadas exibidas por sobre a imagem da câmera do drone.
A Realidade Aumentada agregada ao mapeamento aéreo com drones é uma poderosa ferramenta de inspeção e monitoramento de obras, poupando tempo e recursos financeiros, além de aumentar sensivelmente a segurança de operações voltadas para inspeções técnicas.
Para que você entenda melhor como drones e sistemas de realidade aumenta vêm sendo utilizados para realizar inspeções técnicas, no vídeo abaixo, você pode conferir um drone sobrevoando um edifício para averiguar diversos aspectos de interesse à construção civil por meio de uma perspectiva aérea em realidade aumentada.
Se você tem interesse em aprender mais sobre tecnologias modernas que podem ser incorporadas ao Mapeamento Aéreo com Drones, não pode deixar de conferir o post da GeoSense intitulado Câmeras Térmicas Para Drones: O Que São e Quais as Principais Aplicações Dessa Tecnologia.
Conheça a GeoSense
Se você deseja trabalhar profissionalmente com drones, não pode deixar de conhecer os cursos da GeoSense dedicados ao estudo de Drones e Fotogrametria Digital.
Abaixo, você irá encontrar os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Mapeamento Aéreo Com Drones.
Para profissionais iniciantes, recomendados o curso de Configuração, Legislação e Pilotagem de Drones, no qual você irá aprender tudo o que precisa saber para operar drones de forma otimizada, segura e de acordo com a legislação nacional.
Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.