Skip links

Conheça o Air 2S: o Drone All-In-One da DJI

Recentemente, a DJI lançou um novo modelo de drone para a consagrada série Mavic, intitulado comercialmente de Air 2S, este modelo é a mais nova geração tecnológica de drones da DJI.

Com uma proposta que segue a linha de produção da série Mavic Air 2, o Air 2S chega ao mercado com a promessa de ser um drone extremamente portátil, com custo-benefício ideal e tecnologia de ponta para realizar filmagens aéreas com facilidade, segurança e eficiência operacional sem igual.

Prometendo ser um drone All-In-One, o Air 2S apresenta o que há de melhor em termos de tecnologia para drones portáteis da DJI. Para ajudá-lo, abaixo, falaremos brevemente sobre o que se pode esperar e quais são as principais novidades que o Air 2S vem trazendo para usuários e entusiastas de drones em todo o mundo.

Drones DJI Air 2S: Custo-Benefício e o Mercado de Drones

Em geral, os drones da série Air 2S são muito parecidos com os seus antecessores Mavic Air 2, apresentando praticamente as mesmas dimensões e estrutura, sendo os drones Air 2S ligeiramente menores e mais pesados que drones Mavic Air 2.

Com a proposta de ser um drone com custo-benefício intermediário para a série Mavic, o Air 2S chega ao mercado com um valor de aquisição um pouco mais elevado do que drones da série Mavic Air 2 e consideravelmente mais baratos que os consagrados Mavic 2 Pro e Phantom 4 Pro.

De longe, o recurso tecnológico mais precioso e cobiçado por usuários de drones está sempre relacionado à qualidade da câmera desses equipamentos e a grande novidade do Air 2S está justamente ligada aos novos sensores CMOS de 1 polegada e a capacidade de gravar vídeos em até 5.4 K a 30 fps.

Se antes, sensores de CMOS de 1 polegada estavam associados à drones das séries Mavic 2 Pro e Phantom 4, agora, usuários de drones DJI podem usufruir de filmagens aéreas de qualidade superior adquirindo um drone um pouco mais em conta.

O Air 2S chega ao mercado como uma excelente opção para quem busca um drone completo, portátil e não muito caro, ainda que fique para trás se comparado às opções de gravações noturnas, captação de cores e detecção de obstáculos do Mavic 2 Pro, o Air 2S é um modelo de drone muito superior aos seus antecessores Mavic Air 2.

Agora que você já sabe o que se pode esperar do Air 2S e como ele se insere em termos de custo benefício no mercado de drones, falaremos brevemente sobre os principais componentes, recursos e novidades do Air 2S em comparação ao Mavic Air 2 e ao Mavic 2 Pro.

DJI Air 2S: Recursos de Câmera

Os modelos antecessores ao Air 2S, drones da série Mavic Air 2, possuem sensores de CMOS de ½ polegada, gravando vídeos em até 4k a 60 fps.

A grande novidade das câmeras do Mavic Air 2 estava ligada à tecnologia de gravação Quad-Bayer, responsável por aumentar sensivelmente o número de pixels em uma imagem por meio da renderização e diminuição sistemática dos mesmos.

Drones Mavic Air 2 são capazes de alcançar impressionantes 48 MP, sendo que cada pixel na imagem irá possuir um tamanho máximo de 0,8 um.

Isso quer dizer que, drones da série Mavic Air 2, são capazes de obter imagens de alta qualidade com um sensor de apenas ½ polegada, em contrapartida, píxeis menores significam uma menor captação de luz e um incremento considerável em rúido associado às fotografias e filmagens aéreas realizadas com estes equipamentos.

O modelo Air 2S, por outro lado, possui sensores CMOS de 1 polegada, com capacidade de gravação em até 5.4 K a 30 fps, apresentando uma qualidade de imagem de até 20 MP, com tamanho de pixel de 2.4 um.

Com sensores duas vezes maiores e capacidade de obter imagens com píxeis até três vezes maiores, o Air 2S possui qualidade de gravação e fotografia muito superior ao Mavic Air 2 e que se assemelha ao que se pode esperar de drones de ponta da DJI, como Mavic 2 Pro e o Phantom 4 Pro.

Em comparação aos sensores do Mavic 2 Pro, os sensores do Air 2S são superiores no sentido de que são capazes de gravar vídeos em até 5.4 K a 30 fps, enquanto o Mavic 2 Pro atinge no máximo 4K a 30 fps.

Em contrapartida, a tecnologia das câmeras do Mavic 2 Pro é muito superior, com câmeras Hasselblad de alta performance, o Mavic 2 Pro é capaz de captar mudanças de sombreamento, realizar filmagens noturnas e captar cores com muito mais eficiência que modelos Air 2S.

Os drones Air 2S ainda apresentam melhorias significativas em recursos de câmera e gravação como o Active Track, Point of Interest, Hyperlapse e Spotlight. Além disso, o Air 2S conta com um novo recurso de gravação Mastershots, que permite que usuários de drones definam uma trajetória para as filmagens aéreas e gerem, de forma automática, vídeos com dinâmica e qualidade impressionantes.

Em termos de qualidade de imagem e vídeo, para quem não está satisfeito com os sensores do Mavic Air 2 e não pretende investir um valor muito alto para adquirir um Mavic 2 Pro, o Air 2S será a melhor opção presente no mercado para a série Mavic.

Para ajudá-lo a comparar os principais drones da série Mavic, abaixo, você pode conferir uma breve descrição das câmeras do Air 2S, Mavic Air 2 e Mavic 2 Pro.

DJI Air 2S

  • CMOS de 1”
  • Píxeis efetivos: 20 MP
  • Dimensões de píxeis de 2.4 μm
  • Taxa de bites máxima no vídeo: 150 Mbps
  • 5.4K a 30 fps / 4K a 60 fps / 2.7K a 60 fps / FHD a 120 fps

DJI Mavic Air 2

  • CMOS de 1/2”
  • Tecnologia Quad-Bayer
  • Píxeis efetivos: 48 MP e 12 MP
  • Taxa de bites máxima no vídeo: 120 Mbps
  • 4K Ultra HD a 60 fps / 2.7K a 60 fps / FHD a 240 fps / 4K Ultra HD HDR a 30 fps / 2,7K HDR a 30 fps / FHD HDR a 30 fps

DJI Mavic 2 Pro

  • CMOS de 1”
  • Câmeras Hasselblad de alta performance
  • Píxeis efetivos: 20 milhões
  • Taxa de bites máxima no vídeo: 100 Mbps
  • 4K a 30 fps / 2.7K a 60 fps / FHD a 120 fps

DJI Air 2S: Detecção de Obstáculos

Com intuído de produzir modelos de drones cada vez mais seguros, a DJI incrementou os sistemas de detecção de obstáculos para drones Air 2S, adicionando um novo sensor de obstáculos e otimizando os algoritmos do APAS 4.0, o sistema mais moderno da DJI para a detecção de obstáculos durante voos em piloto automático.

Enquanto os modelos Mavic Air 2 contavam com sistemas de detecção frontal, traseiro e inferior, os drones Air 2S contam ainda com um sensor para detectar obstáculos na parte superior, tornando-os ligeiramente mais seguros que os seus antecessores.

Por outro lado, os drones Air 2S ainda não contam com um sistema de detecção lateral, como é o caso da série Mavic 2 Pro, que possui um sistema de detecção completo, com sensores em cinco direções distintas, superior, inferior, frontal, traseiro e lateral.

Isto quer dizer que, apesar de serem drones capazes de detectar obstáculos com muito mais eficiência que os modelos Mavic Air 2, os drones Air 2S ainda possuem um número menor de sensores se comparados aos modelos da série Mavic 2 Pro.

A grande vantagem em possuir um sensor de detecção superior está ligada à possibilidade de realizar filmagens em ambientes fechados com maior segurança, por outro lado, para quem pretende utilizar drones somente em ambientes abertos, um sensor superior não é tão eficaz quanto um sensor lateral.

Drones da série Phantom 4 Pro, por exemplo, possuem sensores laterais, inferiores, frontais e traseiros e não possuem sensores superiores, tornando-os drones muito mais seguros para realizar filmagens aéreas em ambientes abertos do que drones da série Air 2S, uma vez que, nestes ambientes, é de ocorrência mais comum obstáculos na direção lateral e de ocorrência rara obstáculos que se insiram acima do drone.

Além disso, quanto a segurança, drones Air 2S contam ainda com um sistema de alerta AirSense, este sistema reúne dados de voos próximos automaticamente e detecta potenciais riscos de colisão, alertando pilotos de drones diretamente no aplicativo de voo da DJI e ajudando-os a tomar decisões em situações de risco.

Agora que você já sabe o que se pode esperar do Air 2S quanto aos seus sistemas de detecção de obstáculos, falaremos brevemente sobre o novo sistema Ocusync 3.0, o sistema de transmissão de ondas de rádio e vídeo mais moderno da DJI e que agora também está disponível para drones Air 2S.

DJI Air 2S: Ocusync 3.0

Uma das grandes novidades do Air 2S está ligada ao novo sistema de transmissão Ocusync 3.0, renomeado comercialmente como O3 e que apresenta algumas otimizações e melhorias significativas em relação às suas últimas versões.

Enquanto drones das séries Mavic Air 2 e Mavic 2 Pro contam com o sistema Ocusync 2.0 e duas antenas internas para transmissão, o Air 2S chega ao mercado com quatro antenas internas e promete ser capaz de transmitir vídeos em até 1080 p a uma distância máxima de 12 km.

Além de apresentar uma otimização considerável na taxa de latência durante a transmissão, o sistema O3 é capaz de transmitir ondas de rádio a distâncias ligeiramente maiores, apresentando um incremento de aproximadamente 2 km em comparação ao Ocusync 2.0.

DJI Air 2S: Bateria e Tempo de Voo

Uma vez que as baterias de drones da série Mavic Air 2 apresentam 34 minutos de autonomia em condições favoráveis, esperava-se que os modelos Air 2S seguissem a mesma linha de produção, ofertando a usuários de drones DJI, um sistema de baterias de mesmo nível ou até mesmo superior.

Entretanto, a autonomia de bateria caiu para 31 minutos em drones Air 2S, uma queda considerável de 3 minutos em comparação ao Mavic Air 2 e exatamente o mesmo valor que drones de ponta da DJI, como o Mavic 2 Pro.

Para quem deseja substituir o Mavic Air 2 por um modelo Air 2S, uma diminuição de 3 minutos em tempo de voo pode ser frustrante, porém, a qualidade dos sensores e a capacidade de gravar vídeos em até 5.4 K a 30 fps é um compensatório significativo e que deve ser levado em consideração para quem ainda está na dúvida se deve realizar a transição ou não.

Além disso, outras tecnologias como Ocusync 3.0 e o APAS 4.0 garantem uma maior segurança e eficiência operacional durante voos complexos, tornando o Air 2S muito superior ao Mavic Air 2.

Para quem espera uma otimização significativa na autonomia de baterias, espera-se que o próximo lançamento da DJI, o Mavic 3, chegue no mercado com incríveis 45 minutos de autonomia, superando em 11 minutos a autonomia do Mavic Air 2.

DJI Air 2S: Dimensões e Peso

Os drones Air 2S chegam ao mercado de drones como uma opção de drone completo e portátil, seguindo a linha de produção da DJI para drones Mavic Air 2, apresentando praticamente a mesma estrutura, portabilidade com hélices retráteis, tamanho e peso semelhantes.

O Air 2S apresenta dimensões de 180×97×77 mm com as hélices dobradas e 183×253×77mm com as hélices desdobradas. O Air 2S é um drone com tecnologia operacional de ponta, com suporte para sensores CMOS de 1 polegada e que, ainda assim, é ligeiramente menor que os seus antecessores Mavic Air 2, que possuíam uma câmera CMOS de apenas ½ polegada.

Esperava-se que com novos recursos, sensores maiores e um número maior de antenas, o peso do Air 2S supera-se em muito o do Mavic Air 2, entretanto, o Air 2S pesa 595 g, um incremento de apenas 25 g se comparado aos 570 g de seus antecessores.

Sendo drones muito mais leves que drones da série Mavic 2 Pro, que pesam 907 g, o Air 2S cumpre bem a promessa de ser um drone portátil e completo, na linha do que a DJI vem desenvolvendo para drones como o Mavic Air 2 e o Mini 2.

Agora que você já sabe tudo o que precisa saber sobre o Air 2S, abaixo, você pode conferir um vídeo da DJI, no qual é apresentando todos os recursos e novidades que o Air 2S vem trazendo para mercado de drones.

Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.

Conheça a GeoSense

Se você deseja trabalhar profissionalmente com drones, não pode deixar de conhecer os cursos da GeoSense dedicados ao estudo de Drones e Fotogrametria Digital.

Abaixo, você irá encontrar os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Mapeamento Aéreo Com Drones.

Para profissionais iniciantes, recomendados o curso de Configuração, Legislação e Pilotagem de Drones, no qual você irá aprender tudo o que precisa saber para operar drones de forma otimizada, segura e de acordo com a legislação nacional.

Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.

Leave a comment

Ampliar
Arrastar