Skip links

3 Motivos Para Comprar Um Drone

Na última década, a indústria de drones cresceu de forma avassaladora. Até dezembro de 2020, a ANAC já contava com mais de 79 mil drones registrados em território nacional, destes, mais de 31 mil destinados ao uso profissional e por volta de 47 mil para uso recreativo.

O grande número de drones registrados no Brasil nos últimos anos está intimamente relacionado às inúmeras vantagens que esta tecnologia proporciona, principalmente, se comparada às tecnologias utilizadas anteriormente para os mesmos fins.

Mesmo que você queira apenas se divertir gravando vídeos de lugares incríveis durante uma viagem com os amigos ou até mesmo trabalhar profissionalmente com levantamentos topográficos ou cinematografia, drones são uma vasta área a ser explorada e o que antes podia parecer uma tecnologia futurista, já é uma tecnologia atual e amplamente difundida em todo o mundo.

Abaixo, vamos falar brevemente sobre 3 Motivos Para Comprar Um Drone, para que você entenda as principais vantagens e importância dessa tecnologia e como ela vem ganhando espaço nas mais diversas áreas.

#1 – Drones proporcionam economia de tempo e dinheiro

De longe, uma das grandes vantagens em se utilizar drones está relacionada a economia de tempo e dinheiro que esta tecnologia proporciona.

Se você é familiarizado com topografia, há de conhecer tecnologias como o teodolito e a estação total. Durante muitos anos, estas eram as únicas alternativas para se realizar um levantamento topográfico.

Um teodolito é um instrumento ótico capaz de medir ângulos verticais e horizontais que associados à relações trigonométricas, permitem que você gere plantas planimétricas e altimétricas de determinada região.

Para que um levantamento topográfico fosse realizado, os topógrafos deveriam caminhar por todo o terreno a ser medido, realizando medições de ângulos verticais e horizontais que representariam toda a área de interesse.

Além de ser um trabalho laborioso, que demandava muito tempo e sujeito a erros humanos e de execução, muitas vezes, era exigido ao topógrafo posicionar-se em locais de difícil acesso, como rios e formações geológicas e florestais.

A estação total facilitou os levantamentos, na medida que, permitia ao operador realizar as medições praticamente de maneira automática, além de armazenar dados para serem posteriormente manipulados em softwares voltados para geração de plantas topográficas. Era o fim dos caderninhos de anotação para o topógrafo e o trabalho poderia ser realizado de maneira muito mais rápida e eficiente.

Apesar de teodolitos e estações totais serem tecnologias de ponta para época e que, ainda hoje, podem ser aplicadas em situações específicas, atualmente, não há comparações em termos de facilidade e detalhamento quando pensamos em levantamentos topográficos realizados com drones.

Os drones revolucionaram a maneira de se olhar e obter resultados acerca do espaço geográfico. Eles permitem que trabalhos que poderiam durar meses ou até mesmo anos, possam ser realizados em alguns dias ou semanas e isto não se limita apenas a levantamentos topográficos.

Os drones também revolucionaram a indústria cinematográfica. No passado, cineastas utilizavam de artifícios criativos como câmeras acopladas à helicópteros ou aviões para obter imagens aéreas, hoje, com um aparelho que pesa menos de um quilo, qualquer um é capaz de obter imagens aéreas com facilidade em um espaço de tempo relativamente curto.

Além de obter imagens de alta qualidade com segurança e confiabilidade, os drones apresentam um custo operacional muito baixo se comparado à outras tecnologias. Quando se pensa na área que um drone é capaz de percorrer durante alguns poucos minutos, exigindo apenas uma pessoa para operá-lo, fica claro, como essa tecnologia nos ajuda a economizar tempo e dinheiro em diversas aplicações.

#2 – Drones geram resultados com alto nível de detalhamento

Uma das grandes vantagens em se utilizar drones diz respeito ao nível de detalhamento que esta tecnologia proporciona. Drones são capazes de representar o espaço geográfico de maneira praticamente perfeita em termos de qualidade visual e posicionamento geográfico.

Antes da revolução dos drones, um erro de quinze metros, obtido por tecnologias de GPS, era considerado aceitável. Atualmente, com técnicas associadas ao mapeamento aéreo com drones, como o RTK e o PPK, podemos criar mapas de alta qualidade visual e que apresentam erros de alguns poucos centímetros, ou até mesmo, milímetros.

Drones são capazes de obter informações visuais precisas de determinada região e por esse motivo vêm ganhando espaço em áreas como a agricultura de precisão e a construção civil, nas quais, um erro de alguns metros pode ser fatal para a execução de um projeto.

Drones permitem ao profissional trabalhar com uma série de sensores acoplados ao equipamento, que vão desde de simples câmeras RGB, até sensores mais complexos, como sensores infravermelhos ou multiespectrais.

Há alguns anos atrás, para se planejar e gerenciar o espaço geográfico, o profissional de geoprocessamento dependia da qualidade das imagens de satélite e de quais informações eram disponibilizadas pelas mesmas. Caso necessita-se de uma imagem multiespectral de determinada região, dificilmente encontraria imagens de alta qualidade como aquelas obtidas, hoje em dia, com os diversos modelos de drones presentes no mercado.

Além de prospectar uma imensa variedade de informações, drones permitem que o profissional realize um monitoramento efetivo de uma área ao longo do tempo de maneira relativamente simples, barata e segura.

#3 – Drones são um mercado em expansão

A velocidade de obtenção de dados e o nível de detalhamento de resultados obtidos com drones são impressionantes, por ser uma tecnologia em expansão, a tendência é de que a próxima geração de drones apresente soluções ainda mais eficazes em termos de segurança, velocidade e qualidade de resultados obtidos.

O mercado global de drones prevê um faturamento na ordem de 32 bilhões de dólares até o ano de 2026. Empresas de renome internacional, como a DJI e a Skydio, estão constantemente buscando inovações tecnológicas para levar o mercado de drones a uma nova era tecnológica.

A grande competitividade do mercado de drones também é responsável por um avanço em termos de tecnologia associadas a esses equipamentos, o mercado de drones é, hoje em dia, uma verdadeira corrida rumo ao futuro.

Além de empresas voltadas a fabricação de drones, câmeras, sensores e acessórios, as empresas de softwares estão em constante expansão. Gigantes como a Agisoft e a Pix4D, buscam soluções cada vez mais acessíveis e automatizadas para quem pretende processar dados oriundos de levantamentos aéreos com drones, facilitando e aumentando as possibilidades de trabalho para profissionais da área.

Seja aumentando a eficiência do trabalho, diminuindo custos ou oferecendo soluções inovadoras, os drones são uma realidade incontestável nos dias de hoje. Pode-se dizer que não há limites para o mercado de drones e muitos usos e novidades ainda hão de aparecer em um futuro próximo.

Como a sociedade humana está cada vez mais atrelada e dependente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), o campo de atuação para profissionais da área está em constante crescimento e existe espaço para prestação de serviços em diferentes níveis de atuação.

Conheça a GeoSense

Se você deseja trabalhar profissionalmente com drones, não pode deixar de conhecer os cursos da GeoSense dedicados ao estudo de Drones e Fotogrametria Digital.

Abaixo, você irá encontrar os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Mapeamento Aéreo Com Drones.

Para profissionais iniciantes, recomendados o curso de Configuração, Legislação e Pilotagem de Drones, no qual você irá aprender tudo o que precisa saber para operar drones de forma otimizada, segura e de acordo com a legislação nacional.

Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.

Leave a comment

Ampliar
Arrastar